8.7.23

Artesanato do Ribatejo Interior em destaque na FIA em Lisboa

 
A TAGUS, juntamente com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, e os artesãos do Ribatejo Interior estiveram presentes na Feira Internacional do Artesanato 2023, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, em Lisboa. Ainda, no âmbito do projeto AO.RI. - Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, foi realizada uma apresentação dos resultados deste projeto e entregues os prémios do concurso de ideias.
Durante toda a FIA, passaram pelo stand da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior mais de duas dezenas de artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal que estiveram a promover e a vender o seu artesanato, no Pavilhão 1 – Artesanato Nacional. O stand de 18 m2, ainda, recebeu a exposição das peças tradicionais que foram trabalhadas, no âmbito do projeto AO.RI - Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado no âmbito do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).
Nesta participação na FIA foi, também, na tarde de dia 30 de junho, dinamizada uma apresentação dos resultados do AO.RI., que contou com a presença dos presidentes dos Municípios de Abrantes e Sardoal, bem como dos vereadores responsáveis pelo Turismo de Constância, Abrantes e Sardoal. No momento da apresentação, foram mostradas as propostas de inovação e diferente utilidade para as sete peças de artesanato tradicional, resultantes do levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo interior.
A ocasião foi, ainda, aproveitada para entregar os prémios do concurso "Do Artesanato Tradicional à Inovação". Na categoria 3D, o primeiro lugar foi para a proposta de Mariana Salta Nunes, e na categoria 2D, para a ideia conjunta de Afonso Inácio, Érica Jorge, Nádia Lopes e Sara Campos. No local estiveram os professores, que representaram os vencedores do concurso, para receberem os prémios da iniciativa.
A participação na FIA do projeto AO.RI. teve como objetivo divulgar, promover e valorizar o património identitário da região, nomeadamente as artes e dos ofícios tradicionais de Abrantes, Constância e Sardoal.
A parceria do AO.RI. – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, ao longo dos últimos quase dois anos, realizou um levantamento histórico das artes e ofícios de Abrantes, Constância e Sardoal, em que foram identificadas sete peças de artesanato tradicional da região. Transmitiu através de oficinas o “saber fazer” dos mestres artesãos para potenciais interessados. E, também, capacitou os artesãos com outros conhecimentos adicionais, para melhorias na comercialização. Foram, ainda, trabalhadas as mesmas sete peças de artesanato para obterem outras funcionalidades e se tornarem mais atrativas ao consumidor. Em simultâneo, de forma a que proporcione experiências imersivas aos visitantes do Ribatejo Interior, construiu-se o percurso integrado de artes e ofícios de Abrantes, Constância e Sardoal para complementar a oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo.