21.8.22

NISA: Ainda a propósito do Dia Mundial da Fotografia (III)

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839.
Ontem evocámos alguns dos fotógrafos que trabalharam no concelho, como Antero Gomes, Manuel Temudo Barreto e Rui Neves e nos deixaram algum espólio fotográfico. 
* O senhor Antero Gomes (o Ti Antero Coxo, como era conhecido) era natural de Montalvão, onde nasceu a 14 de Dezembro de 1906, tendo falecido em Nisa em 1 de Abril de 1981. Fotógrafo profissional tinha a sua oficina ou atelier na própria residência no nº 41 da Praça da República, estabelecimento por onde passaram muitas famílias do concelho, principalmente para o retrato para o Bilhete de Identidade e outros documentos às quais a foto era imprescindível. O seu valioso espólio fotográfico perdeu-se, restando algumas fotos que foram sendo divulgadas, como aquelas que ontem publicámos.
* Manuel Joaquim Temudo Barreto (o prof. Barreto) nasceu em 23 de Novembro de 1911. Foi professor do Ensino Primário e Director Escolar do Distrito de Portalegre, para além de um exímio fotógrafo amador e legou um vasto espólio à Santa Casa da Misericórdia de Nisa da qual  foi Provedor de 13 de Fevereiro de 1986 a 31 de Dezembro de 1994. Faleceu a 8 de Junho de 1998. O seu acervo fotográfico doado à Santa Casa da Misericórdia de Nisa foi objecto de digitalização, sendo as fotos disponibilizadas para visualização na internet no site da instituição em http://www.scmnisa.pt/ 
* Rui Manuel Cardoso Neves nasceu a 30 de Janeiro de 1961, exercendo a profissão de fotógrafo durante 40 anos, dos quais 14 anos em Nisa, com estabalecimento na Rua Padre José Ribeirinho. Foi um importante colaborador, a título gratuito, do "Jornal de Nisa" para o qual passou desde a câmara escura à imagem viva, centenas de fotos que compuseram mais de metade das edições do jornal. A par disso mantinha grande colaboração profissional com o Município para o qual fez o registo de milhares de fotos de iniciativas promovidas pela autarquia, de obras e documentos, num tempo em que ainda não havia "modernices" dos sites e de outras geringonças informáticas. 
A era digital aplicada à fotografia "matou" alguns profissionais do sector, como nos conta Rui Neves. Outros tiveram que adaptar-se às novas tecnologias, de resultado mais prático e imediato, mas sem o labor e a criatividade que os profissionais da fotografia imprimiam aos seus trabalhos. Rui Neves lembra com saudade os tempos da fotografia "a preto e branco" e realça o gosto que lhe deu fazer a cobertura fotográfica da Nisartes, trabalho "muito cansativo, mas com resultados positivos."