3.8.22

ÉVORA: Festival Internacional de Mulheres Palhaças

 

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, 15 mulheres palhaças vindas de vários países integram o TEM GRAÇA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS que faz parte da programação do Artes à Rua 2022. Os espectáculos acontecem às 10h00, 18h00 e 20h00 na Mata do Jardim Público de Évora e há uma intervenção no Mercado Municipal. O programa, a cargo da Algures – Coletivo de Criação, apresenta UMANA, com Maria Simões, e B.O.B.A.S. de Lisa Madsen, Jimena Cavalletti e Laia Sales no dia 5 de agosto. No dia 6 de agosto, A APARIÇÃO com AS TESTEMUNHAS DUO - Eva Ribeiro e Rafa Santos e o Varieté TEM GRAÇA, um espectáculo composto por números selecionados a partir de uma convocatória aberta a toda a comunidade. A 7 de agosto, Aceitas? com Marta Costa, AI AI AI com Ayelén Ormaechea e Rojo com Mireia Miracle.

TEM GRAÇA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS

Para além dos espectáculos de clown, a música continua presente e a merecer destaque: a 5 de agosto, Mariana e Joana Ricardo revelam o seu Lado de Dentro num concerto intimista com duas vozes, um violoncelo, um adufe e um bombo, e a italiana Maria Mazzotta, uma das mais importantes vozes da sua região e das músicas do mundo, move-se entre os sons típicos do sul de Itália e as influências da música Balcã, cativando a audiência com as suas sinceras interpretações. A 6 de agosto, é a vez de Mario Lucio & os kriols. Figura incontornável da cena cultural cabo-verdiana, Mario Lucio é cantor, compositor, pensador, ex-Ministro da Cultura e ainda o escritor mais premiado do país. O espectáculo conta com um repertório dançante, repleto de ritmos cabo-verdianos, de Morabeza e Sodade. No domingo, 7 de agosto, há uma Oficina de Músicas do Mundo para os mais novos e a galega Ugia Pedreira apresenta o seu primeiro álbum a solo Segmento cantábrico.

O Artes à Rua é um projeto da Câmara Municipal de Évora, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, com programação de Luís Garcia.