4.8.22

MARVÃO E VALÊNCIA DE ALCÂNTARA: XVII Festival Transfronteiriço Boda Régia

Recriação histórica regressa a Marvão no dia 4 de agosto
Após dois anos de interregno, a Portagem volta a receber o Festival Transfronteiriço Boda Régia. No dia 4 de agosto (quinta-feira), a partir das 21h30, junto à Ponte Quinhentista, vai poder assistir à recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão, a cargo da Associação Cultural “Boda Régia” e que conta com a participação de diversos figurantes marvanenses.
Para corroborar historicamente o enlace de D. Manuel I com Isabel de Castela e Aragão, a escritora portuguesa Isabel Stilwell vai apresentar, após a representação teatral (22h00), o livro “D. Manuel - Duas Irmãs para Um Rei”, obra que conta a história de um Rei que se cruzou no caminho de duas irmãs, filhas dos poderosos Reis Católicos. 
Depois disso (23h00), já no Anfiteatro do Centro de Lazer, “Os Sabugueiros“ vão encerrar o primeiro dia da 17ª edição do Festival Boda Régia, com um concerto interativo, repleto de energia, humor, histórias e ritmos variados.
Esta festa de interesse turístico regional, organizada pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, com a colaboração do Município de Marvão, conta com um programa repleto de atividades culturais.
Sexta-feira, dia 5, a partir das 19h00, recria-se a chegada das comitivas reais ao Bairro Gótico. Cerca de duas dezenas de convidados marvanenses vão acompanhar o Rei D. Manuel até Valencia de Alcántara, para assistir a um Torneio Medieval.
A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, "O Afortunado", com a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 6 e 7, às 22h00, na Igreja de Nuestra Señora de Rocamador, em Valencia de Alcántara.