19.8.22

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Fotografia (II)

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto. A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.
Não podemos falar de fotografia, sem falar de fotógrafos que ao longo de quase dois séculos, munidos de câmaras fotográficas, captaram e divulgaram imagens que foram cruciais para o registo memorial de grandes acontecimentos de diversa natureza histórica, social e ambiental, contribuindo com os seus registos para um melhor conhecimento e compreensão do mundo em que vivemos. 
A nível local, aproveitamos esta data simbólica para lembrar os nomes de Antero Gomes (o ti Antero Coxo, como era conhecido) , do professor Barreto e de Rui Neves. Outros existiram, tanto em Nisa como noutras localidades do concelho, mas referimos estes pelo acervo fotográfico que ainda é possível admirar e que são testemunhos das transformaçõess ocorridas tanto no espaço público, como nos trajes, nos costumes e nas artes profissionais.
NOTAS 
1 - Praça da República - sem data - Reconhecem-se no lado esquerdo da foto (frente ao Calvário, que não se vê) meu tio Tomás Carita Ribeirinho Louro e ao lado (de costas) Júlio do Rosário Mendes da Silva, ambos funcionários dos Serviços Municipalizados de Nisa e já falecidos. Esta foto, em maiores dimensões, é uma das que embelezam a sala de refeições do restaurante "As 3 Marias", passe a publicidade.
2 - Praça da República, mostrando o edifício dos CTT (inaugurado em 1946), as pensões Correia e Peninsular e o Café Central.
3 - As fotos são da autoria de Antero Gomes, conforme se vê na assinatura no canto inferior direito.