31.8.22

MONTALVÃO: Lançamento da revista cultural "Êlhér!"


O salão da Casa do Povo de Montalvão acolheu no passado dia 14 de Agosto, a sessão de apresentação da revista cultural "Êlhér!", um acontecimento que mobilizou muitos montalvanenses, residentes ou a passarem férias naquela localidade, no extremo norte do concelho de Nisa.
Perante uma plateia entusiástica, João Pedro Fidalgo, o mentor da criação da revista, agradeceu a presença do público, o contributo dos autores dos diversoas artigos e a colaboração das entidades que permitiram a edição do primeiro número da revista e a sua apresentação pública.


"Élhér!" - explicou João Fidalgo, não é mais que uma interjeição muito utilizada em Montalvão e que indica admiração e um convite a ver, a olhar. Esse convite, formulado pelo próprio, a vários autores com trabalhos científicos sobre o território da freguesia de Montalvão tiveram grande acolhimento e esta primeira edição da revista é disso prova evidente, dada a qualidade e diversidade de temas que a mesma integra.
Textos acompanhados com grande profusão de fotos e que vão desde a geodiversidade, à arte rupestre, passando pela história, arqueologia, poesia, etnografia, artesanato, escritos por especialistas nessas áreas do conhecimento, sendo de referir os nomes de Mário Varela Gomes, Jorge Oliveira, Carlos Neto de Carvalho, Francisco Henriques, João Caninas e outros, entre os quais o próprio director da revista que assina um artigo que será, certamente, para muitos, uma revelação: "Montalvão, a "capital" dos muros apiários".
A revista "Êlhér!", nas palavras de João Fidalgo, é de matriz generalista e terá uma periodicidade anual, escrita pela mão de "vários autores, dando voz às muitas perspectivas e saberes que fazem da cultura e da história dos lugares uma heterogeneidade de diferentes visões, percepções e campos de estudo".

Na mesma sessão foi dado a conhecer "Minha terra é Montalvão", um livro de um poeta popular montalvanense quase desconhecido, António dos Santos Sequeira, obra que constitui um autêntico repositório da vida no campo e do mundo rural. As pessoas presentes na sessão puderem ainda adquirir um interessante trabalho gráfico divulgando as principais figuras rupestres existentes na freguesia de Montalvão.
No final da sessão houve tempo para um animado convívio, para se provar o bolo simbólico da edição da revista e não faltou sequer a animação musical, a tornar festivo um acontecimento memorável que mostrou a vitalidade de uma terra e freguesia nos confins do Alentejo, a olhar a Espanha e a Beira, ciente de que é possível inverter os caminhos da desertificação física e humana, se para tanto houver engenho e arte. A esperança continua a morar aqui e o lançamento de uma revista cultural de grande fôlego, como a "Êlhér!" é, apenas, uma amostra do que é possível fazer.
O fidalgo jornaleiro 
João Pedro Fidalgo da Costa, o promotor e director da revista "Êlhér!", nasceu em Portalegre a 1 de Janeiro de 1983, sendo criado em Montalvão entre os extremos do Bairro do Bernardino e a Rua da Corredoura.
Residiu em Montalvão até cerca dos vinte anos, intermitente durante cinco anos entre o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa e todos os fins de semana que voltava à "Vila". Regressa a Montalvão para fazer o ensino secundário no Liceu de Portalegre.
É licenciado em Radiologia pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha também como ilustrador e é o criador de O Jornaleiro Montalvão, espaço de divulgação de conteúdos históricos e culturais sobre Montalvão. É autor de " Mapa Ilustrado de Montalvão: Fauna e Flora" (2020) e do livro "Loettras - O Falar de Montalvão" (2021).
* Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 24 Ago. 2022