19.8.22

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Fotografia

 
Daguerreótipo
O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839.
Foi nessa data, em 1839, que o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo.
Dessa forma, foi oficializada a invenção da Daguerreotipia, que em breve se tornaria famosa ao redor do globo, de modo que o mundo pudesse fazer uso da tecnologia inventada. 
À época, a invenção foi considerada uma revolução gritante. Em outras palavras, era a invenção da fotografia! 
O Daguerreótipo é um dispositivo que foi desenvolvido nos anos 30 do século 19, pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce. No entanto, Niépce morreu no começo de 1833, então o nome da tecnologia foi creditado à Daguerre.
A Daguerreotipia consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo. 
O processo rapidamente foi usado no mundo inteiro por alguns anos, até ser substituído pela Colotipia, até chegar às câmaras mais modernas que temos hoje.