22.5.18

VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo - De Malpica do Tejo a Oeiras

A associação Confraria Ibérica do Tejo no âmbito da sua atividade cultural, vai realizar o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. É uma peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Tejo, Tendo este ano o inicio no dia 31 de Maio em Malpica do Tejo e o final no dia 24 de Junho na Marina de Oeiras. È um percurso de mais de 250km que será percorrido sempre pelo rio. Terá 12 etapas e 53 paragens. Sendo o núcleo central do Cruzeiro constituído por três bateiras, tendo um deles perto de 100 anos e outro mais de 70 anos. Estes são barcos tradicionais dos pescadores avieiros e que foram eternizados por Alves Redol no seu livro “Os Avieiros”.
O Cruzeiro tem diversos objetivos um deles é celebrar e lembrar a memoria do Tejo quando era um espaço a fervilhar de atividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas. Que ao longo do tempo foi perdendo a sua importância e atividade no transporte de bens e pessoas. Em Vila Velha de Ródão terá acabado com a chegada do comboio no final do séc. XIX e em Abrantes terá acabado em 1944 com a chegada da camioneta. Ficaram as comunidades piscatórias ao longo de todo o rio e que ainda hoje mantêm as as suas atividades de pesca.

Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso. Na sequencia de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros e em conjunto com a Igreja Católica nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. A imagem da Nossa Senhora do Avieiros e do Tejo foi consagrada na catedral de Santarém, pelo bispo de Santarém e foi corada em Vila Velha de Ródão pelo bispo de Portalegre.
O Cruzeiro está também envolvido na candidatura da Cultura Avieira a Património Mundial.
O VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo conta com o apoio de mais de 150 entidades ao longo do Tejo, entre elas câmaras, juntas de freguesia, paroquias. Entidades como o Ministério do Ambiente, o Ministério da Administração interna, Ministério da Defesa, a Guarda Nacional Republicana, (a divisão do Sepna que costuma acompanhar-nos ao longo de todo o Cruzeiro), a Marinha, (dois botes dos Fuzileiros têm nos acompanhado durante todo o percurso, nos últimos anos), a Capitania do Porto de Lisboa, conta também com o apoio de associações, coletividades e empresas ao longo do Tejo. Da mesma forma que para para passar três barragens e dois açudes conta com o apoio de câmaras e empresas.
De referir que o V Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo que se realizou em 2017 teve ao longo de todo o evento uma participação de 8 025 pessoas ao longo das etapas, enquanto no rio se foram juntando cada vez mais barcos perfazendo 240 embarcações no conjunto final.
Na sequencia de um dos conceitos da Confraria Ibérica do Tejo de que o Tejo é um rio Ibérico, este ano o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo irá ter o seu inicio em Malpica do Tejo, junto da fronteira com Espanha e perto de Cedillo.
náutica press - 21 maio, 2018