16.9.16

AMIEIRA DO TEJO: Festa da Senhora da Sanguinheira é para continuar

Foi nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2016 que teve lugar a Festa da Nossa Sra. da Sanguinheira em Amieira do Tejo. Este ano apesar de mais fraca a festa, o importante é que se realizou graças àqueles que não cruzaram os braços e não desistiram de manter firme esta tradição, contando também com a presença dos filhos da Terra e muitos dos amigos desta também, residentes e não residentes, que não quiseram deixar de estar presentes para a celebração da tão amada e desejada procissão da Sra. da Sanguinheira.
Na praça do Castelo de Amieira, realizou-se o tradicional baile nas noites de sexta e sábado, onde houve muita dança, comes e bebes, e bastante animação. Teve ainda lugar muitos encontros e reencontros com aqueles que amamos, sentimos saudades e à muito que não víamos, tudo isto, misturado com lágrimas de alegria.
 Com muita pena, não houve a tourada que a tantos faz vibrar dos que se dirigem a esta festa e delas faz parte, mas com certeza este ano não foi oportuno… quem de direito lá saberá o porquê e terá as suas razões. Daí que eu e tantos outros vamos acreditar que esta tradição não vai acabar e para o ano a nossa amada tourada se vai voltar a realizar.
 Com isto, todos nós só teremos de marcar a nossa presença ano após ano para que esta festa não venha a acabar. Um grande bem-haja a quem possibilitou a realização da festa, a quem deu o corpo ao manifesto e a todos os presentes, pois apesar de mais curta ela realizou-se com a boa vontade e compreensão de todos.
 O principal ponto alto e de interesse foi claro a procissão em honra da Nossa Sra. da Sanguinheira, que mais um ano contou com a presença de muitos rostos conhecidos de todos os anos, em mais um ato de fé, amor e enorme beleza!
A todos um bem-haja e até para o ano se Deus quiser... À Amieira do Tejo iremos sempre voltar!!!
Ana Paula Mendes Nunes da Conceição Horta.