6.5.16

MEMÓRIA DE NISA - A Fonte do Frade: Seu princípio e fim

Diz o Dr. Graça Motta e Moura, na sua “Memória Histórica da Notável Vila de Nisa”: “A falta de água sempre foi grande em Nisa, mas no ano de 1725, que foi de prolongada seca, tornou-se insuportável; e porque eram muitos os clamores, o bacharel José Pereira leitão, juiz de fora da vila, convocou nos Paços do Concelho, no dia 4 de Novembro, uma reunião do clero, nobreza e povo, para se lhe procurar remédio, foram todos de parecer unânime, que se procurasse água a todo o custo, e se fizessem os maiores sacrifícios para a alcançar.
Um dos cidadãos lembrou que no Convento de Santo António do Crato, havia um frade muito entendedor de hidráulica, e descobridor de nascentes, e deliberou-se que se lhe implorasse o valimento nesta crise e o convidassem à descoberta: de bom grado se portou o religioso ao convite, e depois de explorar os subúrbios da vila, descobriu a grande nascente que ainda hoje admiramos.
Esta invenção suscitou tal entusiasmo na população, que se via assim livre dos grandes apuros por que tinha passado, que depois de compensarem generosamente o inventor, trataram logo de compor a fonte de um modo rico e aparatoso, fazendo-lhe o frontispício, encanamento, ponte, e outras obras antigas que ainda existem, e para que a memória do benefício fosse permanente e a gratidão perpétua, puseram-lhe o nome do seu autor, que conserva, chamando-lhe ainda hoje a Fonte do Frade que foi concluída no ano de 1726; mas o pavimento em roda dos chafarizes era tão baixo e a água da nascente abundante, que no Inverno estava cheio de muita lama e lodo, exalando grande fedor e miasmas, pelo que o mandámos levantar e subir de nível que hoje tem, no ano de 1846.”
O livro citado, do Dr. Motta e Moura, é hoje raro e o que aqui se transcreveu, deve ser nos seus pormenores ignorado por muitos nisenses. O doutor era presidente da Câmara quando mandou levantar o dito pavimento.
Agora vamos a épocas mais recentes. O débito da fonte nos nossos tempos, atendendo à antiga fartura, tinha diminuído muito. Fizeram-se obras, por diversas vezes, na canalização e nascente, com o fim de se aproveitar melhor a água, mas sem grande resultado.
Ultimamente, nos invernos chuvosos e logo que trabalhassem os lagares de azeite, ela parecia nas bicas com uma coloração escura, o que fazia supor existirem infiltrações na nascente, provenientes de uma vala que não passava longe, com o enxurro das águas e albufeiras.
Em vista destes factos e por haver agora na vila bastante água canalizada, a Câmara Municipal, da presidência do sr. dr. José Fraústo Basso, acabou com a Fonte do Frade.
Foi o grande frontispício desmontado com cuidado, peça por peça, para ser mais tarde elevado no Largo do Município da vila, como se projectara e se fez ultimamente. (1)
Durante a nova montagem, só faltou uma das peças da sua primitiva construção, a cruz que o rematava, que após a revolução republicana de 1910, aparecera no chão partida e não fora substituída. Agora, foi ali colocada outra, muito semelhante, vinda da Quinta da Bruceira e que pertencera a um frontispício que lá existira, construído em 1774.
No lugar em que estivera a Fonte do Frade e anexos, construiu a Câmara, com a comparticipação do Estado, um magnífico lavadouro público, com água da Galiana, canalizada da vila.
V.F – in “Revista Alentejana”nº 230 – Junho de 1956
NOTAS
(1) - A Fonte do Frade foi trasladada para a Praça do Município em 1951, por coincidência, no ano da morte do prof. José Francisco Figueiredo, que não via com agrado a mudança.
V. F. - Pensamos ser iniciais que correspondem a Vieira da Fonseca. José Vieira Esteves da Fonseca foi, juntamente com Manuel Granchinho, um dos principais impulsionadores da construção do Cine Teatro de Nisa.