13.3.15

“Os Verdes” querem reposição da taxa do IVA no setor da restauração nos 13%

Iniciativa legislativa em discussão no Parlamento a 18 de Março
O Partido Ecologista “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a reposição da taxa do IVA no setor da restauração nos 13%.
Foi a partir de 2012, ano em que a taxa do IVA passou dos 13 para os 23%, que se registaram as quebras mais acentuadas em diversas áreas do setor da restauração que levou ao encerramento de casas de restauração, à falência de micro e pequenas empresas e a mais despedimentos, uma situação para a qual “Os Verdes” alertaram, nomeadamente no quadro da discussão do Orçamento de Estado para 2012.
 Este cenário levou o Grupo Parlamentar “Os Verdes” a apresentar sucessivas propostas de alteração às Propostas de Lei dos Orçamentos de Estado para 2012, 2013, 2014 e 2015, no sentido de repor o IVA no sector da restauração na taxa intermédia, sempre chumbadas pelos partidos da maioria, indiferentes às desastrosas consequências que o aumento do IVA na restauração provocou e provoca ainda. Segundo dados da AHRESP, desde a entrada em vigor da taxa do IVA a 23% no sector da restauração, em 1 de Janeiro de 2012, fecharam, aproximadamente, cerca de 20 mil estabelecimentos de restauração e bebidas e perderam-se mais de 100 mil postos de trabalho.
 Acrescenta-se ainda que, a este brutal aumento do IVA não correspondeu um aumento da receita fiscal, como pretendia o Governo, não se encontrando, assim, qualquer razão para manter a taxa do IVA na restauração em 23%. Para o PEV, é imprescindível que se tomem medidas para salvar milhares de micro e pequenas empresas de restauração e “segurar” este importante sector que tanto representa para o turismo e que tantos contributos tem dado para a economia nacional e, nesse sentido, “Os Verdes” apresentam o Projeto de Resolução em causa que recomenda a reposição do IVA na restauração na Taxa Intermédia, ou seja, nos 13%, e que será discutido no Parlamento no próximo dia 18 de Março, a partir das 15.00h.
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”