12.9.13

PORTALEGRE: José Manuel Basso lança "Reflexões de Ontem para Hoje e Amanhã"

José Manuel Semedo Basso, ex-presidente da Câmara Municipal de Nisa e actual cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Portalegre vai apresentar no próximo sábado, dia 14, o seu livro "Reflexões de Ontem para Hoje e Amanhã". A sessão pública de apresentação terá lugar pelas 17,30h na esplanada do "Avô Marmelo" (ex-Pastelaria Santo André) na rua Alexandre Herculano em Portalegre.
CANDIDATO À CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE / AUTÁRQUICAS 2013
José Manuel Basso, 58 anos, médico, exerce profissionalmente nos concelhos de Portalegre e Nisa. Nascido em Nisa, reside em Portalegre, fez os estudos liceais e o internato médico em Portalegre, ingressando nos quadros da Administração regional de Saúde como médico de clínica geral em 1982.
Estudos pós-graduados em gerontologia (Universidade de Salamanca) e termalismo (Universidade Técnica de Lisboa).
Aos 21 anos foi eleito para a Assembleia Municipal de Nisa. A seguir, exerceu as funções de vereador, sem estar a tempo inteiro; ao mesmo tempo que manteve a sua atividade profissional. Foi responsável pelos pelouros de assuntos sociais, limpeza urbana e cultura, com o desenvolvimento de um projeto de animação e dinamização prolongado por 10 anos, consensualmente considerado o mais expressivo trabalho cultural realizado nos municípios do distrito.
Presidente da Câmara de Nisa até 2001 foi várias vezes considerado «autarca do ano».
Presidente da Associação de Municípios do Norte Alentejano, no período da sua consolidação, com a adesão dos municípios de Elvas, Fronteira e Sousel, durante anos resistentes a entrar.
Membro dos órgãos sociais da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, onde integrou  a direção da secção de Termas.
Representante dos municípios portugueses na Comissão Empresas - Administração, na dependência do Conselho de Ministros e na Comissão de Acesso aos Documentos da Administração, no âmbito da Assembleia da República.
Coordenador do projeto global de termalismo para a região e do complexo termal de Nisa, infelizmente com evolução negativa nos últimos anos e com completa desvirtuação da lógica desenvolvimentista inicial.
Membro da comissão executiva da Operação Integrada de Desenvolvimento do Norte Alentejano (OID / NA), a primeira iniciativa do género lançada no país no período inicial da adesão Europeia.
Membro da Direção Regional do Partido Comunista Português até 2001.
Fundador dos vários movimentos que visavam a renovação interna e a abertura à sociedade por parte do PCP: Instituto de Estudos Sociais; Plataforma de Esquerda; Movimento da Renovação Comunista.
Atualmente é Coordenador do Núcleo de Portalegre do Bloco de Esquerda.
Lema da campanha - PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - APROXIMAR O MUNICÍPIO
Lema pessoal - MUDAR (mesmo) A SÉRIO e COLABORAR SEM AMARRAS
bedistritalportalegre@gmail.com