22.9.13

AUTÁRQUICAS 2013: Uma questão nuclear

O “Portal de Nisa” , no sentido contribuir para o debate sobre alguns problemas concelhios, visando o esclarecimento dos munícipes e eleitores, enviou no princípio da semana,  a cada uma das candidaturas à Câmara Municipal, um conjunto de dez perguntas sobre questões muito concretas, pedindo-lhes que respondessem às mesmas até hoje, sábado, dia 21.
Não tínhamos muitas expectativas, até pela natureza de algumas perguntas sobre assuntos que as candidaturas consideram tabu e sobre os quais nada têm dito ou escrito, como se fossem temas secundários e sem relevância para os munícipes e o concelho.
Um deles, a questão das minas de urânio da Maria Dias, devia, a nosso ver, merecer uma posição clara e inequívoca, de todas as candidaturas, a favor ou contra a sua exploração, de modo a que não ficasse qualquer dúvida nos espíritos dos eleitores.
Mais, tendo saído legislação para a requalificação ambiental das áreas mineiras abandonadas, faz todo o sentido que se reivindique do poder central a eliminação das escombreiras a céu aberto e a reconversão de toda a área da Maria Dias, de modo a que Nisa e terras vizinhas não fique, por mais tempo, exposta aos efeitos nocivos de poeiras radioactivas.
É uma questão de relevante importância quer do ponto de vista da segurança das pessoas como da saúde de toda a comunidade.
Tinham (têm) uma palavra a dizer sobre isso, os diversos candidatos, mas preferiram a confortável atitude de não responder, o cómodo silêncio de remeter para as calendas, o esclarecimento que deve ser próprio e indispensável numa campanha eleitoral, não contribuindo para elevar o debate e dotar os eleitores de todas as informações que lhes permitam votar em perfeita consciência.
Perdeu-se a oportunidade – mais uma – para saber o que pensam as diversas sensibilidades políticas sobre matéria de capital importância para o nosso porvir colectivo.
Bem-hajam, pelo serviço prestado!
Mário Mendes
NR: Noutro post colocaremos as perguntas enviadas às candidaturas à Câmara Municipal.