17.9.13

MENIR DA MEADA foi erguido há 20 anos





Foi há 20 anos que foi erguido, depois de intervenção de consolidação e restauro, o Menir da Meada, no concelho de Castelo de Vide, um exemplar do período megalítico que viria, recentemente, a ser classificado como Monumento Nacional.
Descoberto em 1965, o menir “dormiu” a sono solto uns bons pares de anos até ser reabilitado, erguido e passar a constituir não só um ponto de referência e atracção turística para o município castelo-vidense, como também um elemento de interesse histórico-monumental que valoriza toda a região.
Há uma importante “fatia” de visitantes, interessados no turismo cultural, que juntam ao interesse pelas antas e outros exemplares do património arqueológico, um novo motivo para uma visita à região: os menires.
E, falo no plural, porque o Menir da Meada não é o único – embora, seguramente, o mais importante -  existente no concelho vizinho e na região.
Castelo de Vide sabe, como poucos, valorizar e fazer render os seus “produtos” naturais, sejam eles as tradições, o património, a gastronomia, as águas, a envolvência natural proporcionada por um micro-clima, a vizinhança e local de passagem para e de Espanha.