7.11.12

Nossa Senhora da Graça - Rainha dos nossos santos e santas



Espiritualidade é processo e conhecimento em construção.
A devoção a Nossa Senhora da Graça é caminho de amor, dignidade, vivência e fraternidade .
Urge conhecer e registrar, produzir, articular, ampliar e divulgar saberes sobre Espiritualidade., religiosidade a Nossa Senhora da Graça.
A compreensão da religiosidade a Nossa Senhora da Graça vetor importante a eleger para a própria prática cidadã, por acolher e valorizar expressões ,especificidades e significados de diversa ordem cultural dos fiéis.
No tempo imediatamente circundante ao Dia de Todos os Santos, em que se recordam todos os santos e santas, homens e mulheres da nossa terra, que se alcandoraram a esse título por força da sua grandeza moral, intuíamos em JNisa uma a atmosfera espiritual e religiosa forte, intensa, de grande respeito, no rosto dos nossos conterrâneos , era notória a emoção pela época e por tantos que saudosamente recordamos.
Santos s santas , homens e mulheres da nosssa terra, santos e santas por força da sua aptidão para o bem, a ajuda aos outros.
Já agora registo haver notado no comum das pessoas da minha terra ,na forma perdoe-se-mos a veleidade desse público parecer progresso espiritual notório, observável na forma especial como se saudavam.
Nossa Senhora da Graça, a Rainha de Todos os nossos Santos, homens e mulheres, gente da nossa terra, com vidas que pareceram comuns a muita gente,mas que nunca se deixaram cair abaixo dos limites vulgares da inferioridade moral e espiritual, esquecer a nossa Raminha ,Nossa Senhora da Graça, seria a maior das ofensas aos nossos maiores antepassados e ilustríssimos conterrâneos.
Sabido é com que afeto particular Nossa Senhora Da Graça acompanha a mossa terra . e neste Dia de Todos os Santos a enorme multidão de santos e santas -
E não me espantaria ver, se tal diagrama fosse fisicamente visível , o espectro permanentes de fluxos de luz na dimensão do sagrado distribuindo uma energia nova , numa comunhão de alegria , porque a morte não é necessámernte tristeza se tudo soubermos aceitar. como valores e bênçãos com que Nossa Senhora da Graça 2companha a mossa terra , bem como a multidão de santos e santas que a seguem..
2 - Passar, estar em Nisa nesta época em que recordamos todos homens e mulheres da nossa terra que hoje estão no espaço sagrado, por força da sua santidade na sua vida física na Terra, parece.-me cdiferente de outras épocas ou dias.
Como que nos envolve uma ambiência , uma mistura de espiritualidade e humanidade, a que não será alheio o acompanhamento desses homens e dessa mulheres cujo espírito por força das suas virtudes pode ter e tem dinâmicas que a nossa pobrezaq e ignorância de conhecimentos e de insuficiente pureza de alma não deixa ver.
Como Rainha de todos os santos e santas, Nossa Senhora da Graça .a quenm me dirigi em momento perplexo de abstração....Meus bons Amigos João Narciso e Maria da Cruz ... só agora soube da vossa dor , abraço-vos com o maior dos afectos..
Sei que a vossa formação moral é superior e tal sofrimento pela perda do vossso querido filho não tem limites, mas a luz que ele possui há-de superar e suavizar a vossa dor levando-vos a aceitar o q ue custa tanto, e levando à conclusão que as vossas visas passaram a ter valor que o sofrimento visto isoladamente não deixaria entender.
E assim.na sua missão onde está pode ajudar tanta gente , embora nós não entendamos.
De qualquer modo essa luz evidencia-se na expressão das pessoas, na beleza da nossa gente, E mesmos os que passaram por tantos sofrimentos expressam nos seus rostos o carinho que lhes vai dentro.
Fico feliz com o que vejo, a troca ,, o abraço fraterno, e o reerguer de tantos atingidos por perdas tão grandes.
Vejo em Nisa mais espiritualidade, mais religiosidade.
3 - A religiosidade expressa naturalmente uma subjacente maior dinâmica cultural, mas mais nos parece que a religiosidade à volta de Nossa Senhora da Graça que os nossos conterrâneos que nos precederam e tanto cultivaram ,cujas memórias . urge trazer igualmente a plano relevante nos textos existentes, e, há a premente necessidade de valorizá-los., compreendê-los, estudá-los, enquanto linguagens sociais, culturais, donde e por consequências resultam ricas ...realidades. históricas, donde o valor ou valores , a que enriquecem a nossa terra, enfim redundam em importante relação com as ditas memórias e narrativas em torno desse referencial de religiosidade.., que é NossaSenhora da Graça.
Donde, mais esperança e seremos mais felizes.
A Nosssa Rainha da Paz, a Senhora da Graça, providenciará quer colectiva quer pessoalmente.
Mais esperança e seremos mais felizes.
Pelo que a necessidade de valorizá-las e compreendê-las enquanto linguagens sociais, culturais, a que se reportam, fortalecem seus laços identitários, recuperam os sentidos do viver,... e fazem com que as dificuldades do dia a dia pareçam diminutas frente às expressões de fé, devoção e encontro com o sagrado, impondo-se aos sujeitos e respectivos grupos sociais.
Se a nossa fé o consentir ,Nossa Senhora da Graça há-de continuar a mediar a medida da graça necessária bem como a misericórdia pata todos os nossos conterrâneos orientando-os .para um caminho reto e feliz
João Castanho