21.11.12

ENCONTRO DE BANDAS EM NISA




Um "vendaval" de música de qualidade
O Cine-Teatro de Nisa viveu um espectáculo inédito na noite de 17 de Novembro de 2012. O tempo não estava convidativo mas a música foi apelativa e convenceu os que tiveram a coragem de deixar o conforto dos seus lares. Com organização do Inatel e apoio do município de Nisa e da Sociedade Musical Nisense realizou-se um encontro de bandas coroado com três belos concertos de algumas das prestigiadas bandas filarmónica filiadas na Federação de Bandas do Distrito de Portalegre. O reportório foi muito bom e bem escolhido pelos maestros e o público ficou bastante agradado e mesmo surpreendido com a qualidade das bandas, com o trabalho dos maestros e direcções e com a enorme quantidade de jovens presentes nas três "velhinhas" bandas.



A noite começou com um surpreendente concerto da Filarmónica do Crato, muito bem dirigida pelo jovem maestro cratense Humberto Damas. Evidenciou qualidade e equilíbrio e patenteou um bom reportório. Seguiu-se a Banda Municipal Alterense que também foi do agrado do público tendo sido a menos efusiva, cumpriu bastante bem o que se esperava dela, dirigida com elevação pelo maestro alterense, Virgílio Vidinha. Por fim, o espectáculo terminou de forma algo apoteótica com a banda local, a Sociedade Musical Nisense, superiormente dirigida por mais um maestro da terra, António Charrinho, um prodígio da música e que merece o maior destaque pelas suas qualidades humanas e técnicas (musical, composição, pintura, canto, etc., etc.). A nossa congénere nisense está em grande forma e a fazer um trabalho notável de enriquecimento humano da banda desde há uns anos a esta parte e os frutos estão cada vez mais à vista consubstanciados no maior núcleo de músicos com mais de 30 anos de idade do distrito. Todos os temas foram da autoria do maestro Charrinho e a qualidade dos mesmos é de pasmar, ficou como destaque o "Alegria" do Cirque du Soleil, simplesmente genial e uma pedrada no charco no nosso panorama musical.


Enfim, é um privilégio ser ao mesmo tempo músico de longa data e acumular a função de Presidente da Direcção da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre porque se assistiu a uma excelente jornada de boa música e porque as três bandas exalaram qualidade, juventude e futuro. O panorama nacional não está fácil mas as nossas bandas, na sua maioria, estão a fazer o seu trabalho. Resta que a sociedade, as localidades com banda e o poder político municipal e nacional não feche os olhos a tão bom trabalho em prol da defesa das nossas raízes musicais e, não menos importante, no ensino e na ocupação saudável dos tempos livres de muitos jovens abrindo-lhes perspectivas de futuro e maior nível cultural. Felizmente muitos jovens estão a enveredar por cursos superiores de música e aguarda-se que tragam para as suas bandas os seus conhecimentos.
Bem-haja ao Inatel pela proposta e pela organização deste certame, que pode e deve ser repetido noutros locais com estes e outros agentes porque felizmente há muitos mais casos de sucesso no nosso distrito.
in "Alto Alentejo" - 21/11/2012
Miguel Baptista - Presidente da Direcção da FBFDP (texto) – Mário Mendes (fotos)