28.11.12

EVOCAÇÃO: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


“Só por hoje” – Dia 3 de Dezembro
 O dia 3 de Dezembro é, desde 1998, promovido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Por considerarmos que urge uma alteração do nosso modelo mental face às pessoas com deficiência e às deficiências em si, o IDP-Algarve e a Associação Portuguesa de Deficientes propõem que só por hoje, neste dia 3 de Dezembro, seja empático com os concidadãos e concidadãs com deficiência
 Segundo a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), existe em Portugal cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência. Segundo dados das Nações Unidas 10% da população mundial é portadora de alguma deficiência. Um número que tende a aumentar proporcionalmente à esperança média de vida, pois havendo mais idosos também haverá maior número de deficiências. Entre elas destacam-se a mobilidade e a falta de visão, sendo neste sentido importante pensar a longo prazo e quais os investimentos necessários.
 O primeiro passo para a inclusão dos deficientes começa na mudança do nosso modelo mental. É com este objetivo que o IDP-Algarve se associa à APD numa campanha a ser dinamizada nas redes sociais, designada “SÓ POR HOJE”. O desafio é simples, «“SÓ POR HOJE”, no dia 3 de Dezembro, seja empático para com os concidadãos e concidadãs portadoras de deficiência».
              “Só por hoje”

 O estado de empatia não é uma forma de caridade, é antes, a solidariedade de facto. Consiste em colocar-se no lugar do outro, porém, sem nunca perder essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, sem nunca perder de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Há assim a construção emocional e psíquica de uma relação de identificação com o outro. A empatia é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.
 Só por hoje, seja empático com a pessoa com deficiência motora e imagine que se desloca numa cadeira de rodas. A sua porta de casa tem a largura suficiente para uma cadeira de rodas passar? – tem elevador? – a sua cadeira de rodas consegue lá entrar? A sua porta da rua tem rampa ou escadas? De que ajudas precisaria para conseguir, simplesmente, sair de casa? E quanto teria de pagar por essas ajudas? E teria capacidade financeira para suportar essas necessidades acrescidas? Só por hoje, entre no autocarro como se estivesse numa cadeira de rodas. Está a circular na rua e precisa de atravessar a estrada - as passadeiras estão desimpedidas de carros? as rampas que existem nalguns lancis estão bloqueadas pelos carros ou estão livres para a sua passagem? – sabe quantas rampas de passagem a pessoas com deficiência existem no seu percurso de casa para o trabalho? No seu local de trabalho, circule só por onde possam passar cadeiras de rodas … - se o fizer será capaz de chegar à casa de banho?
 Só por hoje, seja empático com o cego ou uma pessoa com deficiência visual. Não veja. Circule dentro da sua casa de olhos vendados. Faça tudo de olhos vendados. Encha o seu copo de água e prepare as refeições com os olhos vendados. Memorize os espaços, estimule a audição, o tato e o olfato.
 Só por hoje, quando for ao supermercado compre só produtos que necessite e destes escolha só os que tiverem identificados com escrita Braille – verá que poupa dinheiro, não obstante, o facto de não conseguir adquirir o que necessita.
 Só por hoje, não fale. Procure exprimir-se com gestos e expressões faciais. Só por hoje aprenda o básico da linguagem gestual.
 Só por hoje, seja empático com o surdo. Não oiça. Aprenda a ler os lábios dos que falam. Só por hoje veja televisão sem som. Compreenda os outros sem os ouvir. Desperte os seus sentidos de visão, olfato e tato.
 Só por hoje, coloque-se, de facto, no lugar do outro. Sinta e aja como se fosse. Ajude a mudar o modelo mental vigente para que gradualmente haja uma maior inclusão das pessoas com uma qualquer deficiência Só por hoje.