2.11.12

NISA: "Dê-nos a Esmolinha dos Santos!"




A Esmolinha dos Santos" ou, noutras terras, pedir o Pão de Deus, é uma tradição que em Nisa, ainda se mantém. As dádivas ou "esmolas" é que vão variando consoante as posses de quem faz as oferendas.  Algumas crianças, fazem questão de manter "a bolsa" como depósito das "esmolinhas dos Santos", o que dá ao "quadro tradicional" maior  verdade e sentido.
Recordamos, agora, o que o professor José Francisco Figueiredo escreveu na sua "Monografia" a propósito dos "Santos" e a parte profana.
O Dia de Todos os Santos
"A comemoração dos Santos, prescrita pela igreja em 1 de Novembro, tem nesta vila carácter simultâneamente festivo e lutuoso.
Como no Domingo de Páscoa, as ruas povoam-se de crianças que a casa dos padrinhos vão pedir o bolo. E, de porta em porta, ranchos de mulheres e garotos andam todo o dia a pedir a esmola dos Santos, enquanto alguns matulões, embriagados, importunam com a mesma litânia quem suponham dispostos a fomentar-lhes o vício.
Também costumam os rapazes e raparigas - quando o dia é pleno das belezas do veranito de S. Martinho - ir à Senhora da Graça, S. António ou outro local próximo, onde fazem os seus magustos e jovialmente se divertem."