28.3.12

Dádivas de Sangue: boa participação em Alpalhão



Em dia de Feira dos Enchidos, as instalações do antigo Hospital de Alpalhão no Largo do Terreiro receberam a visita da brigada de recolha de sangue da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Portalegre para mais uma colheita integrada no calendário anual da associação.
Compareceram ao apelo 36 dadores de sangue, tendo sido recolhidas 33 dádivas, registando-se a presença, pela primeira vez, de quatro jovens que também se inscreveram no banco nacional de dadores de medula óssea.
António Eustáquio, presidente da ADBSDP, considerou a colheita realizada como boa, atendendo, como nos explicou, ao facto de haver entre os organizadores e colaboradores da Feira dos Enchidos um número significativo de dadores de sangue e que por estarem de serviço na Feira não puderam, desta vez, comparecer.
Ramiro Valente, 57 anos, natural de Alpalhão, mostrou-se satisfeito por colaborar nesta recolha de sangue e disse-nos que colabora “desde há 8 anos porque me sinto bem e sei que o pouco de cada um pode fazer a diferença na ajuda de muitos que precisem de sangue”. Enquanto puder, garantiu, “irei estar sempre presente porque me sinto bem a fazer isto”.
É o espírito de solidariedade, de ajuda, que leva os dadores de sangue a participarem nas acções de recolha promovidas pela Associação de Dadores.
Ana Maria Mourato, 49 anos, alpalhoense, partilha das mesmas intenções desde há 6 anos. “Dar sangue não custa nada e há tanta gente que pode precisar dele..., se todos derem um pouco do seu sangue podem contribuir para minorar o sofrimento de outras pessoas”.
A próxima acção de recolha de sangue realiza-se no dia 31 de Março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Sousel.