13.5.24

PORTALEGRE: Quina das Beatas Fest

 


17 MAI. SEX. 21.30H

Maquina + 800 Gondomar + Democrash + Os Overdoses + DJ Set PointList + digei NOSSASeNHORA!

Quina das Beatas Fest

Electro / Pop / Rock | CC | 5€ | M/6 anos

CAEP e Club Lounge

Maquina são um trio dinâmico de Lisboa, constituído por João, Tomás e Halison, que tomaram a cena underground portuguesa de surpresa, com as suas performances enérgicas, que misturam de forma impecável o mundo da dance music com músicas e composições com hooks pesados, ganhando-lhes uma invejável reputação.

Uma das caraterísticas mais originais dos Maquina ao vivo, é o seu compromisso com a au- tenticidade e musicalidade. É um trio que desafia convenções, excluindo o uso de máquinas e clicks durante os seus concertos. Ao invés, guiam-se pelo poder cru da experimentação ao vivo, oferecendo-nos uma experiência eletrizante, que os faz comunhar com a audiência a um nível profundo.

Os 800 Gondomar são frequentemente entendidos como uma das mais fortes performances ao vivo na música portuguesa, com a sua característica mistura de rock de garagem distorcido e barulhento, sempre prontos para tomar de assalto qualquer palco ou plateia que encontrem.

Os 800 Gondomar apresentam-se, com o novo LP “São Gunão”, definitivamente mais intensos, amadurecidos, selvagens e criativos do que nunca. Uma banda essencial no actual revivalismo da música de instrumentos, de língua portuguesa e do contacto corpo-a-corpo, pronta a atacar nos espaços únicos que cria, tornando-os fortes, enérgicos, inesquecíveis e arrebatadores mas também sensíveis e inclusivos.

Os temas de Democrash falam essencialmente do que é (ou não é) a arte, a fama, do que faz ser-se reconhecido, dos clichês do rock e das estrelas de rock e dos críticos de música. A sua sonoridade também se inspira em Ficção Científica (em Philip K. Dick), em art brut e em desdobramentos de personalidade... As faixas são cruas e remetem a um punk meio rock, meio garage a cheirar a anos 70/80. A energia e garra que depositam na música que lhes sai do corpo e mente, realça-se com o que conseguem transpor ao ouvinte e degustador que, de súbito, se sente invadido por um turbilhão de sensações que o fazem abanar.

Janet, Joey e Johnny são 3 misfits de Forest Hills, Queens, exilados em Morto, Portugal perseguidos durante anos pelas autoridades federais americanas por corrupção da juventude e incitamento ao crime. Homicídio? Necrofilia? Vampirismo? Canibalismo?

Sim. Nos dias que correm, através de riffs de guitarra arrancados das mais profundas raízes norte americanas, drones arrepiantes, letras aterrorizantes sobre as suas experiências no submundo do crime e acompanhados de uma drum machine no lugar dos seus anteriores bateristas (que, até ao momento, se encontram desaparecidos em circunstâncias misteriosas), os Overdoses canalizam os seus demónios e os dos outros em “All Killers, no Feelers” lançado em fevereiro de 2024.

A Pointlist é uma produtora e agência eborense, criada em 2014, sendo actualmente uma das principais referências na cena da música alternativa e DIY em Portugal. Conta com uma dezena de bandas no seu rooster, todas elas dentro do panorama garage/punk/rock, com passagens pelo surf, showgaze e psych.

A agência e promotora eborense reúne alguns dos seus elementos, para um djset que espelha bem a identidade deste colectivo. Rock, suor e nódoas negras…

"digei NOSSASeNHORA! existe desde que os seus ouvidos nasceram, mas fez a sua primeira aparição oficial no ano 2001 no Pitch Club em Coimbra, na ressaca dos Planet Jacumba. Nessa altura desconheciam-se “senhoras” a passar música… O post-punk, nas suas ecléticas nuances, é um ponto de partida. As sonoridades são ritmo, rebeldia, contemporaneidade, nostalgia, porém futuro. "