17 mai – 26 ago, Galeria Principal e Galeria de Exposições Temporárias do Museu
Centrada no papel do desenho na obra de Álvaro Siza Vieira, esta exposição reúne esboços, esquiços, retratos, apontamentos de viagens, plantas de arquitetura, fotografias, peças de mobiliário e design, muitos deles originais, pondo-nos em contacto com a constelação de referências pessoais, artísticas e profissionais de Siza.
Dividida em duas salas – a Galeria Principal do Edifício Sede e a Sala de Exposições Temporárias do Museu –, Siza permite-nos mergulhar no universo de um dos grandes nomes da arquitetura e urbanismo modernos do mundo.
Consulte também a programação paralela que vai acompanhar a exposição.
17 mai – 26 ago 2024
10:00 – 18:00 SÁB, 10:00 – 21:00 ENCERRA À TERÇA
Local: Galeria de Exposições Temporárias
Museu Calouste Gulbenkian
Galeria Principal
Fundação Calouste Gulbenkian
Preço: 6,00 €
Exposição dedicada à obra de um dos grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo mundiais, Álvaro Siza Vieira, que reúne material original dos seus arquivos, bem como uma série de obras de referência para o seu trabalho.
Siza é uma mostra dedicada à obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Tendo como centro da reflexão o papel do desenho na obra de Siza Vieira, a exposição reúne material original, desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias, peças de design, bem como obras de artistas que compõem a constelação de referências pessoais, artísticas e profissionais daquela que é uma das mais importantes figuras da história da arquitetura em Portugal, e um dos grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo moderno no mundo.
Com a curadoria do também arquiteto, crítico e curador espanhol Carlos Quintáns Eiras – responsável pelo Pavilhão de Espanha na Bienal de Veneza em 2016, vencedor do Leão de Ouro – esta exposição ambiciona cobrir todos os aspetos criativos da carreira de Siza. Para o efeito, irá recorrer aos arquivos depositados na Fundação de Serralves, no CCA – Canadian Centre for Architecture, no centro britânico Drawing Matter, bem como na Fundação Calouste Gulbenkian e no próprio ateliê do arquiteto.