18.4.22

DIA DE ROMARIAS: VIRA DA SENHORA DA GRAÇA

 
Síntese 
As romarias eram ponto de encontro das gentes da terra e arredores. Além da parte religiosa, havia o convívio, a exibição dos ranchos folclóricos e os bailaricos, que proporcionavam  casamentos de jovens que nunca se haviam encontrado. Inspiração do “Rancho das  Cantarinhas de Nisa – Vira de Seis”. 
VIRA DA SENHORA DA GRAÇA 
 (Música: Vira de seis - Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa) ESTROFES (ao despique) 

1. - Maria, vamos bailar 
Que bailar é coisa boa. (bis) 
- Manel, eu quero virar, 
Não quero bailar à toa. (bis) 
REFRÃO 
2. - Encontraremos consolo, 
Nas voltas que o vira dá. (bis) 
- E no vigor e controlo 
Que nos teus braços está. (bis
REFRÃO 
3. - Que lindos olhos tu tens, 
Para guardar no meu peito! (bis) 
- Jura-me que os tratas bem, 
Só assim é que eu aceito. (bis
REFRÃO 
4. - Pela Senhora da Graça, 
Eu juro casar contigo. (bis) 
- Esse altar será a praça 
Da minha união contigo. (bis) 

REFRÃO (em coro) 
5.Ora vira, Maria! 
– Ora vira, Manel! 
– Venha muita alegria! 
- Tragam luas de mel! 

6. – Tu serás o meu par, 
– Por uma noite inteira; 
- Com a roda a rodar 
– Até quando Deus queira. 

João R.Março/2022