Nesta #6asdecultura sugerimos o livro “SILÊNCIO AFLITO - A Sociedade portuguesa através da música popular (dos anos 40 aos anos 70)“ de Luís Trindade, Edições tinta-da-china .
“A CANÇÃO, UM OBJECTO ÚNICO PARA RECONSTITUIR A HISTÓRIA CULTURAL DE UMA ERA
Poucos objetos culturais circulam tanto como uma canção. Cantada, gravada, ouvida, a canção anda pela rua, pela rádio, em concertos, é mostrada na televisão e no cinema, guardada em discos e noutros suportes. Canções como «Vocês Sabem Lá», «Desfolhada Portuguesa», «A Lenda de El Rei D. Sebastião» ou «Venham mais Cinco» ajudaram quem as ouviu a situar se no pós guerra, nos anos 60, no período final do Estado Novo, e a imaginar o seu lugar no interior da sociedade portuguesa e de todas as comunidades globais que por essas décadas se formaram em torno dos gostos musicais e das suas formas de audição.
Mas as canções também produzem efeitos inesperados. Do romantismo que ajuda a escapar dos interditos morais ao protesto que antecipa revoltas políticas, elas contribuem para transformar o mundo. Nestas páginas, os protagonistas serão não só os intérpretes das canções, mas também aqueles que as ouviram e cantaram numa qualquer ocasião das suas vidas, tornando esses momentos banais nos verdadeiros acontecimentos da história que aqui se quer contar.”