11.4.22

AMBIENTE: Caravana pelo clima passa pela região

Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão recebem a ação que está a percorrer centenas de quilómetros.
A Caravana pela Justiça Climática está na estrada para cumprir um percurso de 400 quilómetros que vai também passar pelo distrito de Castelo Branco.
O ponto de partida foi a praia da Leirosa, na Figueira da Foz, “atravessando algumas das zonas e comunidades mais afetadas pela crise climática e passando por algumas infraestruturas mais emissoras a nível nacional”.
No sábado, dia 9, decorre a etapa entre Pedrógão e Cernache do Bonjardim, com um encontro sobre a regeneração natural e planeamento da floresta, marcado para as 16H30.
No dia seguinte será a vez da etapa Cernache do Bonjardim-Proença-a-Nova, com sessões sobre fogos e erosão dos solos pelas 11H30 no jardim da Carvalha na Sertã e sobre os transportes públicos na praia fluvial da Aldeia Ruiva.
No dia 11 acontece a ligação entre Proença-a-Nova e Sobral Fernando e no dia 12 chega a Vila Velha de Ródão, passando pelas fábricas da Navigator e a Celtejo. A marcha termina no dia 16 em Lisboa, com uma grande manifestação no Parque das Nações.
Segundo a organização estão inscritos mais de 100 participantes nas várias fases do percurso, com a CP a disponibilizar gratuitamente o transporte.
“Uma boa parte do percurso, no entanto, não tem ferrovia ou sequer acesso a transportes públicos, numa manifestação clara da insuficiência da rede de transportes no país, mais desigual, pobre e poluído por isso mesmo. É imprescindível uma expansão massiva da ferrovia, eletrificada e acessível em todo o país”, diz a organização.
 in Reconquista - 09/04/2022 
* Percurso começou na Figueira da Foz. Foto DR