25.3.21

NISA FUTSAL CLUBE: 20 Anos a dinamizar o desporto no concelho


A história do Futsal no distrito começou a ser construída em Nisa, nos finais do século passado. Por iniciativa do município nisense começaram a ser lançadas as bases de uma modalidade desportiva ainda pouco conhecida na região e através dessa dinamização foi possível sensibilizar jovens e alguns clubes  para a disputa do primeiro campeonato distrital. Em boa verdade se pode dizer que o futsal "nasceu" em Nisa e o Sport Nisa e Benfica foi o primeiro campeão distrital. Aqui começa também a história do Nisa Futsal Clube, colectividade criada em 16 de Março de 2001, conforme nos lembra um dos fundadores e primeiro presidente da direcção, Amílcar Pires.
"Naquele que foi o primeiro campeonato distrital, o Nisa e Benfica foi campeão e subiu à 3ª divisão nacional. O clube não mostrou vontade de participar numa prova tão exigente e foi então criado Nisa Futsal Clube que assumiu a subida ao escalão superior. O que esteve na base, foi dinamizar o futsal no concelho, tivemos logo no início um gigantesco desafio, pois as equipas da nossa série eram na maior parte da zona de Lisboa e do Algarve, o que obrigava a grandes deslocações e despesas, para as quais contávamos com o apoio do Município, que não se concretizou na totalidade, pois apenas recebemos um terço do que fora estabelecido. Esta situação criou-nos dificuldades financeiras e tivemos que repensar todo o projecto, assumindo a formação e promovendo outro tipo de iniciativas para angariação de fundos e podermos desenvolver as actividades. Lembro, por exemplo, a 1ª Maratona BTT Vila de Nisa, um êxito desportivo e de participação, sem precedentes, o Passeio de Motos TT e o Cortejo Carnavalesco de 2006, entre outros eventos. Mantivemos a aposta no futsal, com um percurso desportivo muito satisfatório, ao longo destes anos, chegando a entrar nas provas distritais em todos os escalões, com diversos títulos, entre os quais a Taça AFP em Juvenis (2012/2013), Torneio de Abertura em Juvenis e a Torneio de Encerramento, em Juniores (2013/2014) e todos os títulos em disputa na época 2014/2015 no escalão de Juniores."
Houve algum tempo de inactividade na vida do clube, devido,  principalmente, à falta de apoios e ao acumular de compromissos financeiros, mas o futsal tinha criado raízes em Nisa e um grupo de jovens resolveu tomar as "rédeas" do clube, como nos conta o actual presidente da direcção, Pedro Salgueiro.
" Aceitei este projecto devido ao apelo de jovens nisenses, adeptos e antigos/actuais atletas, para que o Nisa Futsal Clube não acabasse e que o desporto em Nisa tivesse de novo valor e uma prática desportiva, pelo menos a nível de seniores, e para isso agradeco à Diana Belo e ao Luís Feijão, cujos apelos me sensibilizaram. O projecto começou com grande entusiasmo, estávamos a competir em seniores, algo que estava a correr bem, pavilhão cheio, grande equipa, mas a pandemia "apanhou-nos" e criou-nos dificuldades com que não contávamos e uma inactividade forçada. Nesta época as provas foram canceladas e estamos esperançados em manter a equipa senior e ter apoios suficientes para ter uma equipa de Juniores, pois são a base do projecto desportivo. Os apoios têm sido insuficientes, tínhamos várias actividades previstas, mas face à pandemia, ficou tudo "congelado". 
Que apoios é que contam para desenvolver a vossa actividade?
" Como disse, os apoios não são muitos, mas quero agradecer à Câmara Municipal de Nisa pelos equipamentos desportivos, bidons de água, toalhas, cedência do pavilhão e também apoio financeiro e à União de Freguesias de Nisa, que também nos ajudou com bolas de treino, coletes, rifas e transportes. Vamos tentar ter de novo algumas ajudas que já nos foram dadas pelo comércio local, o seu apoio é fundamental, seja com o pouco que têm, que é bem-vindo, esta é a realidade e pedimos a quem pode que nos ajude, pois toda a ajuda é bem-vinda! Na próxima época desportiva, iremos fazer de tudo para dignificar e  honrar  o símbolo de Nisa e lutar jogo a jogo para alcançar os objectivos. Sabemos que não será fácil pois manter uma equipa, os treinos e os jogos têm custos elevados. Pedimos ajuda à Câmara e foi-nos dado um subsídio de 1500 euros, é natural que seja pouco, pois a inscrição de uma equipa com 16 jogadores, 2 treinadores e 3 directores, teve o custo de 2000 euros, daí estarmos em dívida. Temos custos em gasóleo, lesões de jogadores, alimentação e outras despesas. Esta a realidade do desporto amador. A causa é só uma, é o desporto e a união de todos, só assim conseguiremos algo bonito, por isso quero agradecer a todos os nossos patrocínios, sem eles não seria possível."
Que balanço é que faz deste 20 anos de actividade do Nisa Futsal Clube?
" É um balanço muito positivo e importante, pois temos vários títulos em diferentes escalões, deu-se a conhecer melhor o que é e significa Nisa para o desporto, o respeito pelo adversário, sempre, e deixar uma mensagem de agradecimento a todas as antigas direcções, jogadores, treinadores, associados que ajudaram a elevar o nome do Nisa Futsal Clube. Quanto ao futuro, espero que nos seja dado o apoio necessário, credível e aceitável para que possamos continuar esta longa caminhada, para que o desporto em Nisa não termine.  Da minha parte e da restante direcção, o mandato é para cumprir, honrar e elevar o nome de Nisa e do Nisa Futsal clube ao topo! Aproveito para deixar uma mensagem de esperança, de confiança e paz para o futuro! A direcção está a preparar a próxima época com rigor e disciplina para termos sucesso, agradecer a todos os sócios e adeptos, jogadores, treinadores, e deixar uma palavra importante, aqui lutamos por um clube, uma terra, isto é o mais importante! Vivemos tempos difíceis é verdade, mas com união, entreajuda e solidariedade, iremos conseguir coisas bonitas!! Como eu digo, podemos fazer tanto com o pouco (que é muito) que cá temos. Pensem nisto! Pelo futsal, por Nisa!"

CORPOS SOCIAIS DO NISA FUTSAL CLUBE 
Direcção 
Presidente: Pedro Filipe Semedo Salgueiro
Vice-presidente: Luís Miguel Miguens Feijão
Tesoureiro: Diana Patricio Belo
Secretário: João Miguel Zacarias Beato
Vogais: Daniel Filipe Lopes Ramalhete, Hélder João das Dores Barata, Luís Miguel Andrade Semedo
Suplente: Bruno Miguel Curado Polido
Assembleia Geral
Presidente: Gonçalo Dias Pires Louro
Vice-presidente: Alexandre da Graça Bicho Caldeira
1º secretário: Tiago Miguel Carrasco Neto
2º secretário: Pedro Caldeira
3º secretário: Pedro Miguel Poeiras Azeitona
Conselho Fiscal
Presidente: Amílcar Rodrigues Pires
Vice presidente: Miguel Moura dos Santos
Secretário: Nuno Miguel Semedo Louro Mendes Toucinho




Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 17/3/2021