25.3.21

Câmaras do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina exigem retorno da pesca lúdica

As Câmaras Municipais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, manifestam a sua preocupação relativamente à proibição da pesca lúdica, defendendo a urgência do levantamento das restrições em vigor para a prática da pesca lúdica e do mariscar nesta região, manifestando o sentimento das populações residentes nestes concelhos. 
Os autarcas de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo fazem eco do sentimento das populações destes concelhos, defendendo que a pesca lúdica deve ser encarada como uma atividade desportiva que ajuda a economia familiar, mas também contribui para manter a mente e o corpo sãos. 
Assim, exigem que de uma forma responsável e ponderada, estas atividades possam ser retomadas no contexto de um desconfinamento responsável, se necessário faseado por freguesias, permitindo aos residentes voltar a pescar ou mariscar na sua própria freguesia. 
O esforço coletivo que tem sido feito pelas gentes destes concelhos, que se viram privados de uma série de atividades a bem de um motivo maior, a saúde e a vida humana, deve ser reconhecido. A missiva apela e tenta sensibilizar o Governo para permitir um desconfinamento gradual para a pesca lúdica, ainda que mantendo a proibição de circulação entre concelhos.
Esta medida, além da questão cultural enraizada nestas populações é fundamental para o bem-estar de muitas famílias, numa altura em que além das dificuldades financeiras, subsistem preocupações com a saúde mental de muitas pessoas.