5.7.13

PRAÇA PÚBLICA (III): Por onde anda o Laboratório de Bioenergia?


Em Nota de Imprensa datada de 26 de Janeiro de 2011, a Câmara informava que "Nisa terá unidade de experimentação do Laboratório de Bioenergia – BioErgos". 
Isto, após ter sido assinado o "Protocolo de Financiamento do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia", acto realizado na Universidade de Évora, presidido pelo Ministro da Economia, Vieira da Silva e em que, salientava a mesma Nota de Imprensa, participou a Presidente da Câmara de Nisa.
Passados mais de dois anos sobre tão importante acontecimento, urge perguntar:
1 - Por onde anda a "famosa" Unidade de Experimentação do Laboratório de Bioenergia?
2 - Ficou sem efeito o Protocolo de Financiamento para a instalação da referida Unidade? 
3 - Se tal aconteceu, por responsabilidades que não podem ou não devem ser atribuídas à autarquia nisense, por que motivo e com o mesmo destaque em Nota de Imprensa, não foram informados os munícipes?
4 - O protocolo ainda é passível de ser implementado ou foi pura e simplesmente riscado das prioridades regionais e locais?
Esperemos que a senhora Câmara tenha a gentileza de responder a estas questões, não se fechando em copas, como é seu (mau) hábito.
Por nós e aqui neste espaço, continuaremos a colocar esta e outras questões. O exercício da transparência democrática nos actos públicos de gestão, não pode ser, apenas, um mero slogan para usar quando dá jeito.
Informar é Preciso! Os cidadãos têm o direito a ser informados, com verdade, rigor e em tempo útil sobre todas as questões que lhes dizem respeito. Esse, um dever fundamental de uma administração pública que preze os valores da democracia participativa.
Mário Mendes