8.7.13

PRAÇA PÚBLICA (V): Muito se fazia com cinco contos...

Há menos de um século (1916) o vice-presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Nisa escreveu ao Ministro do Fomento, a agradecer a verba de cinco mil escudos destinadas à conclusão de troços da estrada nacional entre Montalvão e o Rocio d´Abrantes, na altura designada com o nº 131.
Carta ao Ministro do Fomento (18/8/1916)
Tenho a honra de communicar a Vª Exª que a Comissão Executiva da Câmara Municipal deste concelho de Nisa, em sessão ordinária do dia 14 do corrente mês de Agosto, deliberou por unanimidade:
1º Agradecer a Vª Exª a dotação do corrente ano económico da verba de 5.000$00, tanto para a conclusão do lanço de estrada de segunda ordem de Montalvão ao Rocio d´Abrantes, compreendido entre Montalvão e o Monte Queimado, como para a construção do lanço da mesma estrada entre a Horta da Vaquinha e Ares.
2º - Pedir a Vª Exª a imediata aplicação de uma tal verba de dotação, e bem assim que seja destinada a quantia de 1.000$00 para as reparações de que urgentemente carece a dita estrada nº 131, na parte já construída neste concelho de Nisa.
Posto isto, rogo a Vª Exª a especial finesa de empregar os seus valiosos esforços para que uma tão justa e benéfica pretensão seja levada a efeito.
O vice-presidente da Comissão Executiva
José da Cruz Frade.