4.7.13

Opinião: MAS TU NÃO...



I - Canto a minha terra que me viu nascer..., que me viu crescer, o seu extraordinário património religioso e humano... sequência física e espiritual curadora, compensadora da ausência física dos meus insubstituíveis pais... reconhecer os nossos maiores valores, alguns tantos tão próximos ,cujas vidas não valorizámos e ou relativizámos...
Reencontrar-me afinal com a nossa riqueza espiritual que vale mais que a vulgar riqueza terrena...
elevar a simplicidade dos nossos maiores e melhores valores... que em nada devemos secundarizar, antes priorizar.
O penhor vitalício e vinculístico de agradecimento à nossa gente, sensibilizando os jovens a não cometer os nossos erros ... fazer tudo para que sejam felizes... lembrar-lhes que é na riqueza dos seus pensamentos que se forjará a sua própria saúde  e a felicidade única e plena,, impulsionar sempre e em todas as circunstâncias todos ... jamais noutro local e fora  de si próprios...  dar o melhor aos nossos jovens, impulsionar sempre e em todas as circunstâncias todos os contributos válidos para bem do futuro individual e  colectivo da  nossa terra.

II - Mas  tu não...! porque os outros se compram e se vendem... mas tu  não, senhor...!
porque os outros calculam...mas tu não... senhora,... Senhora da Graça ... Nossa Senhora da Graça!... em Nisa. agora e sempre ., sempre ;... sempre com Jesus... Nossa Senhora, senhora,... Senhora da Graça com o senhor ... (por força da intimidade com ele, a mesma delicadeza de gestos e reacções dele, a mesma bondade, ... o mesmo poder dele, ... o mesmo anonimato dele,... a mesma arte do perdão,... da compreensão,...o mesmo ser sociável,... agradável ...e relaxante como ele,...a mesma capacidade de encorajar... o mesmo amor incondicional...um amor incondicional que ultrapassa toda a lógica, ... como o dele, contra a violência, como ele, vencedora da morte como ele,... que convidas ao triunfo sobre a morte, como ele,....alcançaste a imortalidade como ele...que persistes em nos fazer acreditar que a vida mortal se pode transformar em imortalidade, como ele, senhora,... Senhora da Graça... senhora de toda a graça nossa mãe, Nossa Senhora da Graça ,...advogada nossa,... milagre de imedia(nisa)ção de todas as horas.... milagre permanente que não vemos, não agradecemos todos os dias, apesar das evidências.
Que nos dizes, sempre. Sempre, sempre com Jesus ... e como ele... que a vida apesar das agruras, de dos dos sofrimentos, vale a pena ser vivida...
 (...Nossa Senhora.da Graça...íntima de Jesus... esta energia que nos intelegi(nisa) que nos organiza este traço luminoso... este lastro... esta entidade fluída mas concreta  e  viva, que ultrapassa os conceitos de entidade para nós, mas para todos os nisenses material, próxima, curadora, cuidadora, uma energia a existir em permanente serviço à nossa terra e a vivific(nisa)ar a alma nisense. Personalidade e sensibilidade igual à de Cristo... nosso senhor... tal a intimidade, tão bela, porque nós  a podemos testemunhar, ... samaritana tão íntima  tão íntima de Cristo que assumes a sua história... gestos profundos e sublimes como os dele... os nossos melhores sempre o reconheceram... enriquecimento permanente  da nossa terra... triste (com) as nossas culpas mas pressuporosa na  imediata media(nisa)ção, justificação, daí a exigência de perspectiva com que nos devemos aproximar de ti... porque perto d ´ele... a necessidade do silêncio e da nossa melhor postura de aproximação, adoração e oração, agradecimento por tantos e tão diversos momentos, dificuldades ultrapassadas: doença, dificuldades, perdas, incompreensões, calúnias, injustiças, maledicências, erros nossos,... tantos!).
Motivos suficientes para e por que os nossos jovens se apressem a fazer o que  nós não fizemos  porque a cultura do novo tempo  apesar de  maltratada... mostra   a verdadeira face dos jovens: um caudal de generosidade, competência, sentido de luta com melhores armas das que não tivemos, mais informação, mais liberdade, mais gente para os compreender, para os considerar indispensáveis à mudança, pelo que tem de melhor..., a alegria, o  amor verdadeiro, a ausência de preconceitos, o dom da humanidade, do respeito ,do desprendimento, a lealdade, treinar, organizadamente, em grupo  de rapazes e raparigas um modo de presença junto do santuário nas férias e mesmo em convívios, com tempos fortes de oração, coros falados, aproveitando  para em grandes períodos do ano  sem prejuízo de caminhadas , transformar, animar o santuário de modo quási permanente... novas oportunidades  para que a mudança ocorra, protagonizar a mudança de que são capazes.

Um desafio para todos nós... não só para os jovens, falei neles como exemplo de generosidade!
Juventude na qual, porfiadamente, confiamos... acaso não ficaria bem aos jovens nisenses em grupo acercarem-se da capelinha (para mim um santuário)?...
Não faz parte de um exercício de  mera abstracção... este animus, esta alma nisense... que caracteriza o nosso  melhor, ...vossa graça junto do pai... milagre que se repete e que se esquece,... não agradece,... quando a Senhora da Graça nunca se esquece de nós como ele... não só graça,... mas milagre... esquecimento nosso versus o amor vossa media(nisa)ção actual, de ontem ,hoje e sempre.)
Porque os outros se mascaram... porque os outros têm medo de correr riscos... mas tu não!... mas tu não!... meu sempre bom e respeitado Mário, agregador de pessoas e virtudes, meu caro Mário, cujo abraço chega para todos sem cansaço, mediati(nisa) -se também, e desde logo, em ti  Mário... sem um queixume, antes a alegria do serviço, o elevar todos mesmo aqueles que como eu na minha pobreza de ser agigantados por ti... causa próxima... mas que reporta  o milagre  espiritual  que se não quer ver a montante... o milagre de toda a graça da alma   nisense, efeito da causa  maior que venho relevando que só não será melhor e superior,.... se não quisermos .
Registo também com agrado e agradecimento os escritos  de uma figura dos maiores nisenses vivos  como é o autor do belíssimo texto do carteiro da minha terra, registando em letras preciosas e com a maior justiça a imagem desses nossos carteiros (implicitamente senhores  Manuel Carita, João Melato, Maia, José Temudo, Vigora. Qual o melhor? Com toda a sinceridade... são pessoas, profissionais que como eles  nunca mais vi... em todos os aspectos e  envolventes de análise do desempenho pessoal e profissional.
Sempre vosso,
João Castanho