28.4.13

AEAT apresentou o nº 5 da revista Açafa Online


A Associação de Estudos do Alto Tejo apresentou, no passado dia 21 de abril, em Proença-a-Nova, a edição número 5 da sua revista AÇAFA Online.
Esta edição inclui um dossiê temático que pretende assinalar a passagem dos 250 anos sobre os confrontos militares que tiveram lugar nesta região, no âmbito da Guerra dos Sete Anos, e evocar o papel desempenhado pelo Conde de Lippe na defesa de Portugal. Nesse contexto, assume relevância nacional o dispositivo militar hoje denominado Linha Defensiva das Talhadas-Moradal, que está bem representado nos concelhos de Vila Velha de Ródão e em Proença-a-Nova, sendo de salientar as acções de estudo e valorização desenvolvidas por este último município.
A secção de Estudos e Trabalhos integra um conjunto muito diversificado de temas,  com  destaque para o  património  geológico  e geomineiro, a que se seguem outros textos, sobre investigação arqueológica, dialectologia, arquitectura e património rural, economia rural, crenças e religiosidade popular, um contributo para demografia histórica e registos fonográficos de poesia popular. 
Os documentos desta edição reportam-se a  uma região que abrange o sul da Beira Interior, o Norte Alentejano e parte ocidental da Província de Cáceres.
Passados cinco anos sobre a edição desta revista podemos efectuar um balanço daquilo que está a ser o sucesso deste projecto editorial que agilizou a circulação da informação produzida sobre a região, fazendo-a chegar, de forma mais efectiva, aos diferentes públicos nacionais e estrangeiros.
Durante estes anos foram publicados 109 artigos; envolvidos 89 autores, de diferentes nacionalidades; desenvolvidos trabalhos sobre 17 temáticas do património natural a cultural, correspondendo a 20 regiões/concelhos.
Esta intensa produção científica envolveu ainda 28 instituições e outros 15 colaboradores diversos e o seu balanço final corresponde a mais de 3200 páginas.
Estes documentos estão disponíveis para descarga, na página www.altotejo.org.