4.4.13

NISA: Quem acode ao Caminho da Fonte do Cão?





Vou arranjar um caminho
De Nossa Senhora da Graça
Anda tão desprezadinho
Qu´arrepia quem lá passa.

As fortes e constantes chuvadas das últimas semanas provocaram grandes prejuízos um pouco por todo o país e também no distrito de Portalegre. Em Nisa houve notícias de inundações, árvores e paredes derrubadas, caminhos públicos e particulares, bastante danificados.
Como é o caso, por exemplo, do caminho ou Azinhaga da Fonte do Cão, tal como as fotos mostram. Vários agricultores e proprietários fizeram-nos chegar os ecos do seu descontentamento e indignação pois estão impedidos de aceder, com veículos motorizados, aos seus terrenos e propriedades.
Dizem compreender, por um lado, que se trata de uma situação de emergência e que a Junta não pode acudir a todos os locais ao mesmo tempo, mas lamentam que a mesma Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça em conjunto ou colaboração com a Câmara de Nisa – para isso existe uma estrutura designada por Protecção Civil – não tenha acudido e resolvido de imediato, situações como aquelas que têm de enfrentar todos os dias para poderem transitar na Azinhaga da Fonte do Cão.
O caminho apresenta um estado de degradação que mais parece ter-se transformado num ribeiro, com o solo escalavrado, não só pela invasão das águas da chuva, mas pela falta de limpeza de bermas e valetas de escoamento das ditas águas pluviais.
Face à situação calamitosa existente reclamam e apelam à Junta de Freguesia da Senhora da Graça e à Câmara Municipal de Nisa, a urgente reparação do caminho da Fonte do Cão, de forma a possibilitar o trânsito de pessoas, bens e animais com a segurança devida.
Mário Mendes