18.4.13

NISA: Património versus Propaganda


Hoje, 18 de Abril, é assinalado em todo o país, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A Câmara de Nisa, programou para o efeito, uma iniciativa a realizar no castelo de Amieira do Tejo.
Depois de alguns anos fechado e sem visitas do público, o castelo hospitalário transformou-se no palco de todas as iniciativas ligadas à história e ao património, como se o concelho de Nisa não tivesse mais nada de interesse histórico e monumental para mostrar e oferecer aos visitantes.
Abandonou-se à sua sorte – triste sorte, sublinhe-se -, sem honra nem glória, o projecto de revitalização dos centros históricos (Nisa, Alpalhão, Montalvão), a recuperação de diversas antas e menires, disseminados pelo concelho e o município nisense não encontrou coisa mais significativa para assinalar a efeméride do que a realização de um “workshop” sobre hortas, plantas e cheiros.
Ao menos - e com despesa que se justifica – poderiam ter feito, em ano de eleições, uma obra de inegável interesse público: pôr o relógio da torre a funcionar e acabar com a imagem de desleixo e imobilismo que caracteriza a (in) acção municipal.
Assinalem o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (como poderiam ter comemorado, a 28 de Março, o Dia Nacional dos Centros Históricos, que não mereceu uma simples referência) com acções relevantes e necessárias.
Dêem corda ao relógio e deixem-se de tangas!
Mário Mendes