12.1.12

Memória do Cine Teatro - Janeiro de 1942


O Cine Teatro de Nisa foi inaugurado em 9 de Outubro de 1931. Tem 80 anos de existência. Remodelado nos anos 90, não cumpre, actualmente, as funções (mínimas) para que foi construído e requalificado (gosto desta palavra comó catano!).
Há quem diga e escreva que é um edifício "fantasma". Dé pode lá sé, uma cousa tam bonita e morré ..., diria um qualquer nisense dos que o viram nascer. Que não, responde a Câmara, que à pressa e sem qualquer consistência apresenta um "projecto" de cinema digital. A edilidade andou mais de um ano a "papar moscas" com a sala fechada e agora tocaram-lhe nos guizos e estremece? Se asssim for, só temos que aplaudir. Vamos, reabram o Cine Teatro, ponham-no a funcionar, como acontece em Vila Velha de Ródão e em Alter do Chão.
Para que a memória não se apague, aqui fica a programação do Cine Teatro de Nisa no distante (há 70 anos) mês de Janeiro de 1942. O destaque, nesse mês, foi a exibição do filme "O filho do conde de Monte Cristo" (1940) e estreado em Portugal a 20 de Março de 1941.
1472 foi o número total de espectadores que assistiram a 4 sessões de cinema e uma récita, durante o primeiro mês do ano de 1942.
Há 70 anos, sem Câmara e sem pelouros de cultura, José Vieira Esteves da Fonseca e a Empresa do Teatro Nisense Lda sem apoios e com muita dedicação (e risco) faziam, por amor à sua terra, o que agora outros, a quem compete essa função, não fazem...
Sinais dos tempos? Só...
Mário Mendes