5.1.12

QUERCUS: Ambiente em 2011 no Distrito de Portalegre

O MELHOR DE 2011
Projecto Nisa Ecoeficiente
Tornar Nisa um concelho de referência em termos de sustentabilidade ambiental são alguns dos objectivos do Projecto Nisa Ecoeficiente, apresentado ao público em Maio de 2011. Este projecto resultou de uma candidatura do Município de Nisa ao eixo quatro do PORA 2007-2013, na tipologia de Projectos Demonstrativos e Acções de Informação e Sensibilização para uso eficiente de Energia e de fontes de energia. Espera-se que até 2020 se consiga obter uma redução das emissões de carbono no concelho de Nisa entre 19% e 26%, o que significa uma redução de custos que pode variar entre 1,5 milhões e 2,1 milhões de euros por ano. Este projecto abrange cinco áreas de ecoeficiência: energia, transportes, resíduos, água e floresta e biodiversidade.
Município de Avis com “Bandeira Verde”
O Município de Avis voltou a ganhar a “Bandeira Verde” atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. É o 3º ano consecutivo que Avis é distinguido com o galardão «ECO XXI», sendo um reconhecimento que tem por base os princípios orientadores da Agenda 21. A obtenção da “Bandeira Verde” foi condicionada à avaliação do seu desempenho em algumas áreas como a promoção da educação ambiental, a participação pública, a Agenda 21 local e a cooperação com a sociedade civil.
Tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos
Soube-se em Fevereiro de 2011 que a Valnor, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos (RSU) dos 15 Municípios do distrito de Portalegre, encaminhou para reciclagem, em 2010, 26 830 000 kg de materiais recuperados dos resíduos sólidos, um aumento de 95 por cento face a 2009. Este valor corresponde a uma capitação de 153 kg/habitante/ano, dos quais 79,90 kg/habitante/ano se refere a embalagens encaminhadas via Sociedade Ponto Verde (SPV).
Associação Portalegre em Transição
Foi constituída oficialmente, no início de 2011, a Associação Portalegre em Transição, da qual fazem parte pessoas de diversas áreas e sensibilidades interessadas em desenvolver uma dinâmica de mudança na zona onde vivem. As iniciativas da rede Transição visam estabelecer oportunidades para as comunidades locais empenhadas em diminuir a sua dependência dos combustíveis fósseis e encarar de forma pró activa os problemas colocados pelas mudanças climáticas e a contracção económica.
A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – ANCN
Para mais esclarecimentos contactar:
Nuno Sequeira - 96 010 70 80 ou José Janela - 96 020 70 80