17.4.10

NISA: Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (15)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 15/17
José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.
**********************
Património natural
Do nosso património natural destacam-se as Portas de Ródão, classificadas como Monumento Natural na reunião do Conselho de Ministros de 26 de Março de 2009 atendendo aos seus valores naturais (geológicos, geomorfológicos, paleontológicos, biológicos, paisagísticos) e culturais (a presença humana está documentada desde o Paleolítico Inferior até aos dias de hoje).
Rio Tejo
Vista tirada do alto das Portas de Ródão, margem esquerda – 25 de Julho de 2005
(Fotografia não incluída no texto original de “Retratos …”)

Estão incluídas no primeiro Parque Geológico Natural Português – Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, parque que integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. De Nisa, além das Portas de Ródão e da mina de ouro romana do Conhal do Arneiro (em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público), fazem parte os blocos pedunculados de Arez.
Ver a propósito: http://www.naturtejo.com/conteudos/pt/home.php e http://www.naturtejo.com/naturtejo/
Mas, por exemplo, o bloco pedunculado (penedo bicudo, tortulho - nomes curiosos para o mesmo penedo!) nos limites de Tolosa, muito perto do cruzamento rodoviário da Lameirancha (IP2/estrada Nisa-termas da Fadagosa e Comenda) não tem qualquer tipo de informação a localizá-lo.
Há outras pedras que devido às suas características mereciam ser devidamente valorizadas e divulgadas – pedra da menacha (Nisa), pedra dos cinco dedos, pedra do focinho de porco (Alpalhão), entre outras, às quais estão associadas, muitas vezes, lendas. A bienal da pedra e a casa da pedra em Alpalhão parece terem ficado acidentadas num caminho pedregoso, todavia salvam-se as esculturas, fruto da Bienal da Pedra (1.ª edição em 2001), que embelezam a freguesia (povoação e campo).


Zimbro (planta que vegeta no alto das Portas de Ródão) e ramo de zimbro com frutos
(Fotografias não incluídas no texto original de “Retratos …”)

O concelho de Nisa está integrado na Rede Natura 2000 com os sítios Lage da Prata e S. Mamede cujo objectivo primordial é a conservação sustentada do património natural, que urge preservar atendendo à grande diversidade de habitats e paisagens. O projecto é desenvolvido pela Associação dos Municípios do Norte Alentejano (AMNA), que representa os municípios de Nisa, Marvão e Castelo de Vide, com a colaboração do Parque Natural da Serra de S. Mamede (PNSSM), a Flora Sul e a Universidade de Évora.
Na Net, veja http://www.cm-nisa.pt/redenatura2000.htm (informação não actualizada), pesquise rede natura 2000 Lage da Prata e S. Mamede Nisa e encontrará muita informação.

Flor da esteva (pormenor)
(Fotografia não incluída no texto original de “Retratos …”)

Campo com giestas floridas
(Fotografia não incluída no texto original de “Retratos …”)
A prestimosa edição/traçado dos 8 percursos pedestres de Nisa dão a possibilidade de conhecer parte do concelho (o norte, infelizmente não cobrem todo o território) não só nos aspectos naturais (paisagens, fauna, flora) mas também na grande diversidade cultural.
Consulte-os em http://www.cm-nisa.pt/desporto_percursospedestres.htm mas o melhor é calcorreá-los, adquirindo gratuitamente, para o efeito, o suporte em papel no Posto de Turismo, Biblioteca …Património natural é também o centenário eucalipto do Rossio (Nisa), mas há outras árvores que são dignas de divulgação.

Rela (ranacho)
(Fotografia não incluída no texto original de “Retratos …”)
O buraco da Faiopa, património espeleológico envolto em lendas desde longa data, merecia uma visita de estudo científica.
O município de Nisa integra a Associação Amigos do Tejo?
Mas, como não há bela sem senão, o Tejo está poluído, esgotos, sem tratamento, são lançados directamente nos cursos de água e lixeiras nascem e crescem como cogumelos gigantes à beira de estradas e caminhos. Contradições! (Figura 11).


Figura 11 - Pormenor de lixeira à Fonte Seca,
à beira da estrada Nisa-Monte Claro (Outubro, 2009)

(continua em 16/17) - José Dinis Murta