1.4.10

NISA: Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (12)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 12/17

José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.

Património histórico
Da nossa história algo se tem escrito e, recentemente, até a genealogia veio dar o seu contributo. Muito há para fazer, mas sem os ovos documentais dos arquivos fechados não se fazem omeletes, passe a comparação mal comparada, pois a história não é uma mistura de ovos, azeite e sal q. b.
Ocorre o bicentenário das invasões francesas. O que foi feito para recordar a passagem das tropas aliadas inglesas por Nisa e à ponte velha da Ribeira de Nisa (estrada real Nisa/Vila Velha), ponte de pilhares de pedra e tabuleiro de madeira. O tabuleiro actualmente é de vigotas de betão e, facto curioso, o monumento é dado como propriedade privada (Figura 10).

Figura 10 - Passagem do exército aliado na Ribeira de Nisa, finais de 1808
Estrada real Nisa/Vila Velha
Água-tinta da autoria de William Bradford

Mas há outras pontes esquecidas – Pontão do Figueiró (Arez), Ponte de Albarrol/Vila Flor, Ponte de N.ª Sr.ª da Graça, para apenas citar algumas.
Vem aí para comemorar, ou não, o centenário da implantação da República! Se houver interessados em investigar este período, em consultar os documentos que estão na Cadeia Velha como o fará? Os documentos vão continuar na cadeia?
(continua em 13/17) - José Dinis Murta