10.4.10

RELIGIOSIDADE: VIA-SACRA AO VIVO NA VILA DE NISA





“Com Cristo percorremos o caminho do Calvário”
A Vila de Nisa assistiu no passado dia 2 de Abril (Sexta-Feira Santa) pelas 21:00h à representação da Via-Sacra ao Vivo. Com início no Jardim Municipal e termo na Igreja do Calvário, o cortejo percorreu vários pontos históricos da Vila, assinalando as 14 Estações da Via-Sacra. Esta iniciativa promovida pela Paróquia de Nisa reuniu cerca de 70 figurantes, oriundos de vários movimentos católicos, em especial da catequese paroquial (crianças e pais) que depois de cerca de 2 meses de ensaios, com a sua participação ajudaram a Comunidade a percorrer um caminho espiritual, a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por cada um de nós, ao ponto de se deixar matar.
A Via-Sacra ao Vivo foi exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorreram com os figurantes o caminho que levou o Senhor do Monte das Oliveiras até o monte Calvário. Ao longo das 14 estações os moradores onde passou o cortejo não deixaram de embelezar as etapas, assim como as próprias ruas colocando as suas colchas e velas às varandas e janelas
Depois da grande receptividade por parte das 700 pessoas que assistiram, vindas de muitos locais das redondezas, fica a promessa de para o ano voltarmos a repetir. Em nome da Paróquia de Nisa quero expressar o meu obrigado a todas pessoas que directa e indirectamente contribuíram para o êxito desta iniciativa, que a partir deste ano, será um marco na caminhada de cada cristão para a Páscoa do Senhor.
David Esteves in "O Distrito de Portalegre"