13.4.10

MÚSICA: Carlos Alves e Caio Pagano lançam CD "Recital in the West"

Lançamento do CD “Recital in the West”, em Portugal, um trabalho coproduzido pela Universidade do Arizona nos Estados Unidos da América e a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Este concerto é coincidente com os 70 anos do Pianista e Professor Caio Pagano.
Concerto inserido no programa da Primavera Musical do Conservatório Regional de Castelo Branco.

Carlos Piçarra Alves, nasceu em 1972 na cidade de Portalegre, iniciando os seus estudos musicais aos 7 anos na Sociedade Artística Nisense (Nisa).
Licenciado pela Escola Superior de Música do Porto e «Prix de Perfectionement» no «Conservatoire de Versailhes», na classe do Prof. Philippe Cuper (Super-Solista da Ópera de Paris). Fez Master Classes com Walter Boykens, Guy Deplus, Philippe Cuper, Guy Dangain, Michel Arrighon, Michel Collins e Paul Meyer. Obteve o 1° Prémio nos seguintes Concursos Nacionais:
Prémio Jovens Músicos, Juventude Musical Portuguesa e Festival Costa Verde.
Em Concursos Internacionais obteve, o 3° Prémio no Concurso Aurelian Octav Popa e ficou entre os cinco primeiros classificados no Concurso Internacional de Roma.
Foi 1° Clarinete da Orquestra Portuguesa da Juventude e da Orquestra das Escolas de Música Particulares.
Em 1991, fez parte das escolas da Orquestra Juvenil da Comunidade Europeia.
Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Régie Sinfonia, Orquestra do Norte e é actualmente Solista-A na Orquestra Nacional do Porto. Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica de Constanza, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira e Orquestra Nacional do Porto.
Professor Principal de Clarinete na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Ex-Professor nas Escolas Superiores de Musica de Lisboa e do Porto e Universidade Católica Portuguesa. Leccionou Master Classes em Portugal, França (Toulouse) e em Itália (Bolonha). Tem-se dedicado ao desenvolvimento da Música Contemporânea integrado no grupo Oficina Musical.
Concertista de reconhecido mérito, actua regularmente como solista nas principais salas de concerto portuguesas. A sua actividade internacional expande-se por países como: Alemanha, Itália, França, Espanha, Rússia, Roménia, Noruega, Macau e Cabo Verde.
Gravou para a Emi Classics o Concerto de Mozart para Clarinete e Orquestra.
As suas incursões mais recentes prendem-se com o teatro, musicou ao vivo as peças de teatro Figurantes de Jacinto Lucas Pires e D.Juan de Moliere ambas com encenação de Ricardo Pais, no Teatro de S.João.
Carlos Alves é doutorando na Universidade de Aveiro.
Toca com Clarinetes Buffet Crampon, modelo Tosca.
**************************
Caio Pagano
tem sido Coordenador do Curso de Piano do Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 2001. Aquando da breve existência do centro de Belgais (fundado por ele e por Maria João Pires), Maria João e Caio leccionaram os primeiros alunos do Instituto.
Em 2003, já desligado de Belgais, o pianista Caio Pagano pode se dedicar à classe de piano de Castelo Branco.
Em poucos anos esta classe conseguiu, por seus alunos, marcar uma forte presença em Portugal; dois alunos, Renato Aranha e Yara Gutkin, venceram concursos Internacionais e Nacionais e seguem Cursos Universitários Superiores em outros países; outros estão a levar nosso nome às Escolas Superiores de Paris, Londres e Colonia, com imenso sucesso. Em 2007 a classe tocou todos os Preludios de Debussy, e em 2008 todos os Estudos de Chopin.
Caio Pagano tem participado de concertos com seus colegas do Politécnico de Castelo Branco, Carlos Alves e Daniel Rowland no Porto e em Castelo Branco, entre os quais em S. Bento da Vitoria, encenado por Ricardo Pais, no Festival de Paços de Brandão, e um CD com obras de Bartok e Messiaen sob o patrocinio da ESART foi lançado em 2008. O pianista Paulo Alvares,
Professor da Hochschule de Colonia, e’ colega e foi aluno de Caio Pagano, e com ele tem participado de inumeros concertos a dois pianos na América e no Brasil, além de Portugal.
Caio Pagano tocou com as principais orquestras de Portugal, e nas principais salas do país, inclusive Gulbenkian, Teatros S.Luis, Tivoli, Império,
S.João do Porto, Sala Mourisca da Bolsa do Porto, Ateneu Comercial do Porto, Europarque, Aula Magna da Universidade de Lisboa, CCB, Palácio da Ajuda, Queluz, Olga Cadaval e em Festivais do Algarve, Açores, Óbidos, etc.
A carreira solista e cameristica de Caio Pagano o tem levado aos quatro cantos do mundo, e sua contribuição para com a arte pianistica em Portugal o levou a ser chamado por Maria João Pires para coordenar e ser o Director Artístico do centro de Belgais. Com ela tocou inúmeros concertos
em Espanha, França e Portugal, alem de gravar um disco “ Os sons de Belgais” para a Deutsche Gramophon.
Caio Pagano lançou em 2008 um CD com obras que recordam sua juventude, intitulado “Remembrances”.
Em 2009 Carlos Alves e Caio Pagano foram convidados para se apresentar nos Estados Unidos e gravar um recital de clarinete e piano para o selo Soundset, que será lançado em 2010, durante o Festival Internacional de Musica Steinway.
Caio Pagano é chamado para bancas de provimento de posições universitárias e doutorados em toda Europa e América, inclusive no Porto, em Sion (Suiça) em Cáceres e Castelo Branco, e é Professor Regente da Arizona State University (USA).