23.4.10

NISA: Delegação de Azay le Rideau (França) visitou o concelho


De 16 a 19 de Abril, uma delegação de Azay Le Rideau esteve de visita ao concelho de Nisa, no âmbito da geminação existente entre os dois municípios.
A Delegação francesa foi presidida pelo Maire daquela localidade do Vale do Loire, Michel Verdier e integrou 18 personalidades do Comité de Geminação entre as quais o Maire de Cheillé, Jean Serge Hurtevent. O objectivo desta visita a Nisa foi o de fortalecer os laços que unem as duas localidades e revitalizar o processo de Geminação formalizada com a assinatura do Protocolo em Abril de 1990.
Os elementos da delegação de Azay Le Rideau, durante a sua estadia, foram acolhidos em casa de famílias nisenses, tendo o programa da visita incluído, uma recepção no salão nobre dos Paços do Concelho, no sábado, 17 de Abril, pelas 10 horas, seguindo-se um almoço na zona da ermida de Nossa Senhora da Graça.
Durante a tarde efectuou-se uma visita ao Complexo Termal de Nisa e à noite a delegação francesa assistiu ao XVI Festival de Folclore organizado pelo Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa. No domingo, 18 de Abril, durante a manhã, ocorreu uma visita às Portas de Ródão e um passeio de barco no Rio Tejo. O almoço teve como ponto de encontro a aldeia de Monte do Arneiro, sendo a tarde preenchida com uma visita ao Museu do Bordado e do Barro, e a assistência ao documentário “Enxoval”, exibido no âmbito do 7ªartINdoc - Festival de Cinema Documental. Não faltou, por último uma visita à Adega “Terras de Nisa”.