22.2.25

Reguengos de Monsaraz vai ter dois autocarros elétricos para o transporte escolar e para um circuito urbano de passageiros

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai adquirir dois autocarros elétricos de 18 a 20 lugares e dois postos de carregamento de veículos elétricos, no valor de 601,5 mil euros. A candidatura “Reguengos Ecobus” foi apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência, integrada no aviso da descarbonização dos transportes públicos, e recebeu a aprovação do governo com uma comparticipação de 461,5 mil euros, ficando o restante investimento a cargo da autarquia.

Um autocarro elétrico vai ser utilizado para o transporte escolar, pelo que vai permitir a melhoria da mobilidade dos estudantes e promover a sua consciencialização para o uso dos transportes coletivos e para a eficiência energética e climática. O outro autocarro será para um circuito urbano de serviço público de transporte de passageiros em Reguengos de Monsaraz, que visa descongestionar o centro da cidade e beneficiar a mobilidade sustentável, ligando as áreas habitacionais às escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais, estando também a ser analisada a sua aplicação nas freguesias.

A aquisição dos autocarros elétricos permite continuar a mudar o paradigma energético no setor dos transportes em Reguengos de Monsaraz, revolucionando a mobilidade urbana e apontando o caminho para um território desenvolvido, contribuindo para a transição energética, para a descarbonização, para a melhoria da qualidade do ar e para a redução das emissões de carbono. Para além da diminuição da dependência de combustíveis fosseis, haverá igualmente a redução de ruído na cidade e a possibilidade de as pessoas passarem a deslocar-se de autocarro público para o trabalho ou para outras atividades na cidade.

Os autocarros têm um nível de serviço anual programado com previsões de consumos de 3,08 tep/ano (Toneladas Equivalentes de Petróleo por ano). Comparativamente com os autocarros diesel EURO VI equivalentes e com o mesmo nível de serviço, haverá uma poupança de energia de cerca de 84 por cento, correspondendo a 16,34 tep/ano.