19.2.25

NISA: Memória que o tempo não apaga


Um sorriso, ainda jovial, a manter a luz e a alegria de 95 anos de vida.

Nascido no distante ano de 1930, Rui de Freitas Martins Fragoso, tornou-se uma figura popular e um exemplo de  nisense  que respondeu sempre Presente, quando as circunstâncias da vida e a vontade de fazer progredir a terra e o concelho clamavam por ajuda. A história de Nisa do século passado, escrita num tempo de liberdade e sem censuras, há de fazer-lhe a devida justiça e integrá-lo na galeria dos Homens Bons de Nisa.

São muitos os documentos que referem a sua contribuição, voluntária e dedicada, para todas as iniciativas que visavam o progresso da sua e nossa terra.

O pai, João Diniz Fragoso, foi um jornalista, desenhador e cartunista de mérito, cuja obra  ainda não foi devidamente reunida e dada a conhecer. Mas, haverá de chegar o dia em que um e outro (pai e filho) serão devidamente realçados pelo labor e pelo amor à terra que os viu nascer. Uma dedicação nem sempre bem compreendida, num tempo em que os centuriões da palavra e da ordem estabelecida, ditavam as coordenadas da vida comunitária.

Hoje, quase a terminar o dia, evocamos com redobrado prazer, o senhor Rui Fragoso, a Quinta  do Retiro, retiro de tantas recordações. Homenageamos o Homem e o Amigo, que nos dedicou especial carinho e palavras de apoio ao "Jornal de Nisa".

Daqui, deste cantinho da Cevadeira e nesta data memorável, vai um forte abraço de Parabéns e votos de continue a desfrutar de muita saúde e a manter vivo esse sorriso que é a imagem de marca de toda uma vida.

Parabéns, senhor Rui!

NOTA: A foto foi retirada da página de Facebook da Quinta do Retiro, a quem agradecemos.