2.8.24

TRABALHO: Chegou o Natal em Agosto: jornalistas receberam (finalmente) o subsídio em falta

Após a venda do Jornal de Notícias, da TSF, do O JOGO entre alguns títulos ao grupo Notícias Ilimitadas, os jornalistas e restantes trabalhadores receberam finalmente o subsídio de Natal.
Foi um longo processo onde as dificuldades vividas pelos jornalistas foram realidade vivida e a luta contra as mesmas foi realidade confirmada. Despedimentos, salários e subsídios em atraso, a falta de palavra da administração, um fundo abutre com sede fiscal nas Bahamas e a incerteza na vida dos jornalistas foram todos elementos que marcaram os últimos meses da Global Media Group (GMG).
Depois de todo o atribulado processo, na passada semana, diversos títulos que pertenciam ao GMG foram finalmente vendidos ao grupo Notícias Ilimitadas - TSF, Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, NTV, Delas, Notícias Magazine, O JOGO, Volta ao Mundo e Evasões. No passado dia 5 de junho, a Autoridade da Concorrência entendeu que a compra dos títulos da GMG pela Notícias Ilimitadas não constituía uma operação de concentração.
Depois de toda a operação, hoje os jornalistas anunciaram que finalmente receberam o subsídio de Natal que se encontrava em atraso. Com alguma ironia, na sua página de Instagram, os jornalistas do jornal O JOGO escreveram ontem: «Hoje entra Agosto e o subsídio de Natal nas contas dos trabalhadores da... Notícias Ilimitadas, que também hoje arranca oficialmente».
Num tom ligeiramente diferente e também no Instagram, mas ilustrando o texto com uma imagem com um prato de sonhos, o popular doce da quadra natalícia, os jornalistas do JN anunciaram que «meio ano depois de Dezembro, o Natal chegou às centenas de trabalhadores da *Notícias Ilimitadas* com quem a Global Media Group estava em dívida. No mesmo dia, os trabalhadores a recibos verdes viram regularizados os pagamentos relativos a dois meses de salário em atraso».
Os jornalistas do jornal O JOGO dizem ainda que continuarão em frente «com igual empenho e resistência». Relembre-se que todo este processo de luta e dificuldades contribuiu largamente para que do Congresso dos Jornalistas saísse a primeira greve geral em mais de 40 anos, à qual o AbrilAbril solidarizou-se desde a primeira hora.

AbrilAbril - 2 de Agosto de 2024