29.8.22

PROENÇA-A-NOVA: Festival do Plangaio e do Maranho regressa a 24 e 25 de setembro

O Festival do Plangaio e do Maranho regressa ao Município de Proença-a-Nova nos dias 24 e 25 de setembro, para renovada promoção de dois produtos tradicionais do concelho e tão característicos da zona de Sobreira Formosa, localidade onde se irão realizar as festividades.
O certame regressa à Sobreira Formosa, mais propriamente ao Largo da Devesa, com um espaço dedicado à gastronomia local, para as Associações inscritas com sede na Junta de freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, bem como a outros produtores do concelho que queiram dar a conhecer os seus artigos aos visitantes.
Música popular, fado, arruadas, bombos, animação infantil, animação circense, show-cooking com produtos endógenos, atividades desportivas e jogos tradicionais são algumas das atrações que fazem parte da programação definida para esta nova edição do Festival do Plangaio e do Maranho. Entre os jogos tradicionais estarão os Jogos da Malha e o Jogo da Tala, típico e jogado de forma praticamente exclusiva em Sobreira Formosa e áreas envolventes.
No sábado, dia 24 de setembro, o grupo musical Sons do Minho sobem a palco, seguidos do Grupo Musical Inovação, que prometem animar a noite de todos aqueles que visitarem o recinto.
Domingo, a 25 de setembro, os Bombos da Casa do Benfica de Vila de Rei abrem as hostilidades para o fadista Emanuel Moura fazer as delícias dos espectadores e assim fechar mais uma edição deste Festival.
Ao longo dos dois dias a animação vai ser uma constante, com ofertas para miúdos e graúdos, numa clara aposta do Município de Proença-a-Nova, tanto na potencialização dos recursos endógenos característicos do concelho, como no reavivar de tradições antigas da população desta área regional.
NOTAS
1 - Plangaio: Antigamente era servido apenas como acompanhamento para enriquecer o cozido ou as típicas couves de carne.
É um produto semelhante ao maranho e ao bucho que inclui na sua confeção farinha de centeio e ossos de porco cortados aos pedaços, colocados dentro do bucho do porco. Depois do enchido estar preparado é colocado em fumeiro, o que lhe permite adquirir um sabor característico. Geralmente é cozido para acompanhamento de diversos pratos.
O plangaio têm de diferente o facto de incluir ossos do espinhaço do porco.
Ingredientes: Arroz, ossos da suã, febras de porco, alho, colorau, cominhos, hortelã, sal, sangue líquido, salsa, vinho.
2 - Maranho da Sertã (ou da zona do Pinhal):  Um pouco diferente dos de Nisa, "é um enchido fresco, confecionado com recurso ao bucho da cabra ou da ovelha, que é recheado com carne de caprino ou ovino, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.
Ingredientes: Arroz, carne fresca de cabra, hortelã, chouriço ou chouriça, alho, azeite, vinho, sal.