30.4.18

DISTRITO DE PORTALEGRE: Celebrar o 1º de Maio e a unidade dos trabalhadores

A Direcção Regional da União dos Sindicatos do Norte Alentejano reuniu na passada sexta-feira, fez a análise da situação social e reivindicativa, o balanço da actividade dos diferentes sindicatos e das acções de luta desenvolvidas em cada local de trabalho no distrito de Portalegre e discutiu a organização das comemorações do 1º de Maio em Portalegre.
Por todos os sectores e locais de trabalho as reivindicações dos trabalhadores podem ser sintetizadas em 4 exigências fundamentais: o aumento geral dos salários, combatendo a desigualdade crescente na distribuição do rendimento nacional, com 10% dos mais ricos a deterem 53% da riqueza nacional, o combate efectivo à precariedade, sem a fixação de taxas ou medidas que o tornem aceitável em determinadas condições, o direito à conciliação entre o trabalho e a família, ao descanso semanal, a horários dignos, uma luta com 132 anos e o direito à contratação colectiva, eliminação da norma da caducidade e reposição do tratamento mais favorável, um direito constitucional, um direito de abril.
Nos últimos meses as acções de luta em cada local de trabalho e também por sector têm-se sucedido e aumentado. Acções que conduziram a avanços concretos que este 1º de Maio servirá para valorizar, divulgar e sobretudo ampliar: aumentos salariais, integração de trabalhadores com vínculos precários, actualização de subsídios como o subsídio de alimentação.
Por todo o país a CGTP-IN organiza concentrações, desfiles e outras acções de afirmação do 1º de Maio como uma grande jornada de luta, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores.
No distrito de Portalegre, a União dos Sindicatos do Norte Alentejano apela à participação de todos na concentração frente ao Centro Comercial Fontedeira, na Av. Mov. Das Forças Armadas em Portalegre, pelas 10h30, que será seguida de desfile pela Av. da Liberdade até ao plátano, acompanhado pelos Bombalém.
O Depº de Informação da USNA/cgtp-in