26.1.18

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA BANDA DE NISA (1)

Banda de Nisa - Ecos de um vida
INAUGURAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO - 1891
A Philarmonica Nizense este presente na inauguração do troço da linha de caminhos de ferro, entre Abrantes e Covilhã (Linha da Beira Baixa) em 5 de Setembro de 1891, conforme se dá conta, na "Descrição de Nisa", de António Goulão.
"Houve grandes festejos em Castelo Branco, a que assistiu a Família Real, os então ministros Mariano de Carvalho e João Franco Castelo Branco e muitos altos funcionários, além de muito povo. Abrilhantou estes festejos a Filarmónica de Nisa. Por esta ocasião fez-se uma distribuição de vinho, aliás invulgar. Um opulento proprietário albicastrense mandou que se desse vinho em abundância a quem quisesse, que o bebia saído dum repuxo!
INVENTÁRIO - 1903
De um inventário de "tudo quanto pertence à Sociedade Philarmonica Nizense", feito em 29/12/1903, destacava-se, o referente a instrumentos:
Cornetins (2 velhos): 3; trompas: 3; barítonos: 3; contrabaixos: 2; trombones: 3; Saxophone: 1; clarinetes: 3; requintas: 2; flautins ( 1inutilizado): 3; flauta (tercia): 1; caixas c/ correias: 3; baguetas das caixas: 4; bombo com as correias: 1; macetas  (1 velha): 3; pratos (1 velho): 2; ferrinhos: 1; castanholas: 1; pandeireta: 1; guisada: 1
Deduzia-se do documento, a existência de mais de duas dezenas de músicos, pois eram 25 os bonets (bonés) inventariados.
1907 - HINO DA CARTA -
"Ainda em 25 de Setembro, a Phylarmonica Nizense percorreu as ruas da vila tocando o Hino da Carta, para celebrar a vitória das nossas tropas sobre os cuamatos."
CONCERTO NO ROSSIO - 1908
"No dia 16 de Fevereiro, sob um sol de plena primavera, embora esta ainda ficasse distante, a nossa Filarmónica, regida pelo Sr. Madeira, executou no Rossio, o seguinte programa:
1ª parte: Um passeio ao Reguengo, ordinário, Madeira; Sourire d´Avril, valsa, Paitres; Um viva aos vitoriosos do sul de Angola, fantasia, Madeira; Cavatine, Biatrice di Tenda, variações de cornetim.
2ª parte: Florinda; valsa, Madeira; Ecos do povo, rapsódia, Madeira; Laura, mazurka de
cornetim, Morais; Mourisco, ordinário, Calado.
Como sempre, o concerto agradou imenso. Hoje... contentemo-nos com a saudade desses ditosos tempos. Depois de cem anos de vida, a Banda de Nisa, de tão brilhantes tradições... deixou de existir!...
in "Correio de Nisa" - 10 /10/1945
ACLAMAÇÃO DE D. MANUEL II - 1908
"No dia 6 de Maio, por motivo de aclamação do novo rei, houve várias manifestações de regozijo. De manhã ao meio-dia, repicaram os sinos das torres das duas freguesias e estralejaram os foguetes. Às seis horas, saíu a Philarmonica Nizense em direcção aos Paços do Concelho, onde executou o Hino da Carta, ao ser arvorada a bandeira do Município. Levantaram-se alguns vivas. Em seguida, a mesma corporação percorreu as principais ruas da vila, sempre acompanhada de muito povo. De tarde, a Câmara Municipal reuniu em sessão solene, de cuja acta, em que se expressaram as congratulações da edilidade e os votos pela felicidade do monarca, se enviou cópia a sua Majestade. Às nove horas da noite houve arraial na Praça do Município. Depois do arraial, que terminou pelas 11 horas, organizou-se um baile na sala das sessões da Câmara, que decorreu muito animado até de manhã."

(in "Correio de Nisa" - 4 Nov. 1945)