3.1.18

Feira de Janeiro em Nisa: Tolosa e Alpalhão mais uma vez sem direito a transporte municipal

A Câmara Municipal de Nisa divulgou os horários e percursos dos transportes disponibilizados pela autarquia para a deslocação dos habitantes de algumas das freguesias do concelho à Feira de Janeiro, a realizar no próximo dia 14.
Mais uma vez, os habitantes de Tolosa e Alpalhão ficaram de fora desta "oferta" camarária, acto que representa uma atitude discriminatória face às outras freguesias, sem que para tal decisão seja dada qualquer explicação ou justificação.
Governar democraticamente é governar para todos, a todos oferecendo iguais condições de tratamento. Tratar uns como "filhos" e outros como "enteados", não me parece uma atitude sensata e de respeito por todos os munícipes, eleitores e contribuintes.
A maioria socialista que governa o município ainda está a tempo de rectificar esta decisão. Não pode, nem deve, continuar com esta  política de "terra queimada" e de discriminação de alguns dos seus munícipes e freguesias, procurando pela imposição do medo e do terror, reforçar o autoritarismo de que vem dando mostras, como aconteceu ainda recentemente, com a decisão da presidente da Câmara, ao negar a utilização do Centro Cultural de Alpalhão pelos órgãos autárquicos de freguesia democraticamente eleitos, tal qual o executivo camarário.
Não são uns eleitos - ao contrário do que apregoa a presidente da Câmara - que querem paralisar o concelho. É a própria edil e a maioria que a suporta que tenta, por todos os meios, mesmo os ilegítimos, vergar pela prepotência, pelo medo e pelo ódio, quem pensa de maneira diferente.
As populações de Tolosa e Alpalhão têm direito ao transporte municipal, gratuito, tal como as restantes localidades do concelho, para deslocação à Feira de Janeiro. 
Há três circuitos dos autocarros, é questão, apenas de fazerem mais um ou, em alternativa, aproveitar o mesmo que contempla Arez e Amieira. São apenas mais meia dúzia de quilómetros e meia dúzia de tostões que, certamente, não pesarão nos cofres do município, nem irão impedir a sua presidente de continuar a fazer mais umas "flores" para inglês ver...
Mário Mendes