24.11.17

MEMÓRIA DO JN: Reciclagem e conservação fazem Dia do Ambiente na VALNOR (2006)


Cerca de um milhar de crianças vindas de Avis a Sardoal, ou de Fronteira a Gavião, viveram um Dia do Ambiente (5 de Junho) em intenso contacto com a natureza, com a reciclagem e com a conservação no Centro de Valorização de Resíduos da VALNOR, em Alter do Chão.
“As surpresas foram muitas e depois de assistirem a uma apresentação do sistema VALNOR e fazerem uma pequena visita ao Aterro Sanitário e à Central de Triagem, as crianças e docentes participaram num voo cativo em balão de ar quente e assistiram a uma a demonstração de falcoaria, apreendendo alguns conceitos sobre conservacionismo.
Os ateliês de reciclagem e de pasta de papel conquistaram as atenções, tal como os palhaços, malabaristas e insufláveis.
As crianças tiveram a oportunidade de, enquadradas pelos seus professores, ver, aprender e interiorizar comportamentos amigos do ambiente como a separação, a reciclagem ou a reutilização.  
Emídio Xavier, presidente do Conselho de Administração da VALNOR, aponta a “grande evolução em tratamento de resíduos” ao constatar que “há 30 anos era impensável trazer crianças a um local de resíduos que hoje é um espaço agradável”.
O mesmo responsável considera como muito importantes estas acções porque fazem com que as crianças e jovens sejam “agentes de promoção ambiental”, assumindo mesmo que muitas vezes “a recolha selectiva só é possível porque as próprias crianças insistem com os pais para terem uma atitude amiga do ambiente”.
Para o Administrador-Delegado da VALNOR, Pinto Rodrigues, é de aprofundar iniciativas de sensibilização deste tipo, que significam “uma aposta ganhadora” e “um investimento que se paga a si próprio”, para além de ser “um serviço que devemos prestar aos Municípios”.
As próprias crianças desenvolveram espectáculos de dança, de música e outras expressões que prepararam precisamente sobre a temática da selecção, da reciclagem e do ambiente.”

 in "Jornal de Nisa" - nº209 - 24/5/2006