23.5.15

NISA: 15 de Maio - Dia de Santo Isidro (1)

O dia 15 de Maio era dedicado em Nisa ao Santo Isidro, padroeiro dos lavradores. A festa popular, organizada  todos os anos, era bastante concorrida e levava centenas de romeiros à Senhora da Graça, local onde decorriam as celebrações. Era uma festa bastante bonita, com o desfile das carroças ornamentadas por mil flores e cores. Em 1959, por ocasião do Santo Isidro, foi organizado um concurso de poesia popular, sendo as quadras publicadas num livrinho, do qual extraímos algumas que aqui deixamos, como lembrança de data tão festiva que, infelizmente, se deixou de celebrar, ao contrário do que acontece na vizinha Espanha, particularmente em Valência de Alcântara, vila onde o Santo Isidro continua a ser festejado dignamente, tendo a festa, inclusive, sido classificada como manifestação de interesse cultural no calendário da Extremadura.



Vamos ao Santo Isidro
Ao longo da fita branca,
Caminhando sem parar,
Homens, mulheres, crianças
Vão à ermida rezar.

Lá se encontra Santo Isidro
Do lavrador Padroeiro,
O qual lhe vai enviar
Rezas, prendas e dinheiro.

Ao longe, aquela terra
Revolta pelo arado,
- Que outrora era nada –
É mar de trigo dourado.

Lindas carroças floridas,
Caminhando ao deus dará...
Lá vão elas, mui bonitas,
Ver o que a sorte lhes dá.

António de Jesus Alfaia Tremoço 

Padroeiro dos Lavradores
Santo Isidro, Santo Isidro,
Patrono dos lavradores,
Defendei nossos celeiros,
Livrai-nos dos roedores.

Ó meu rico Santo Isidro,
Ó meu santo lavrador,
Eu hei-de dar um carneiro
Ao meu santo protector

Ó meu rico Santo Isidro,
Ó meu santo lavrador,
Defendei nossas searas,
Ajudai nosso labor!

A festa do Santo Isidro
Encerra beleza e cor,
É festa muito bonita,
É festa do “Lavrador”.

Uma carroça enramada
A rodar pelo caminho:
Lá dentro queijos de ovelha
E um belo pipo de vinho.
Adelino Paralta Figueiredo Dinis Vieira