25.1.13

OPINIÃO: Homenagem devida


A HOMENAGEM DEVIDA: REFLECTIDA NO ESPELHO GIRATÓRIO DA HUMANIDADE RIQUÍSSIMA DE NISA, O SEGUNDO NOSSO MELHOR PATRIMÓNIO A SEGUIR AO DA NOSSA GLORIOSA PADROEIRA, NOSSA SENHORA DA GRAÇA,.... VEJO NUM PLANO SUPERIOR, DESCULPEM-ME OS MEUS ILUSTRES CONTERRÂNEOS NUM RELATIVO IMPEDIMENTO MAS QUE NUNCA FICARÁ PREJUDICADO O DEVER DE IMPARCIALIDADE E OBJECTIVIDADE, AQUI FIRMEMENTE OBSERVADAS  E TESTADAS.... UMA FIGURA , CUJAS QUALIDADES   HUMANAS  DE TANTA ESPÉCIE E VALOR QUE MUITOS NÃO IMAGINAM, UM SER DOCE E BOM... QUE FAZ DELE UM DOS MELHORES  SERES DE NISA, ALGUÉM A QUEM DEVO QUASE TUDO O QUE SOU, QUE ME ENSINOU A OLHAR...., A SERVIR, A COMPREENDER SEM DISTINGUIR O SEU PODER OU RIQUEZA, A VER NOS OUTROS ANTES DE TUDO IRMÃOS, TANTAS VEZES MARCADOS POR DORES, SOFRIMENTOS A QUE NOS CABE ACORRER, ESSE SER MAGNÍFICO, ESSE SER DOCE E BOM, ESSE NOSSO CONTERRÂNEO ILUSTRÍSSIMO É O MEU QUERIDO IRMÃO ANTÓNIO,... DEVIA IGNORAR? ANTÓNIO DA GRAÇA CASTANHO).
 Já por diversas vezes o meu espírito acusava esta omissão do dever de dizer alguma coisa  sobre um dos melhores seres humanos, um nosso conterrâneo, que escondido na sua humildade quási dele não se dá conta.
Porém, meu irmão António, o meu querido irmão António, já faz muitos anos que se trata de um dos melhores e maiores valores da nossa terra.
Foram poucos os que como ele ladearam obstáculos sem sombra de exibicionismo.
 Sempre vi meu irmão respeitar o meu sentido de independência, com espírito crítico, mas sem jamais interferir na área da liberdade de escolha do meu caminho pessoal.
Aí comecei a ver a grandeza do seu carácter, a sua superior dimensão mental , intelectual e moral do meu irmão.
Ainda hoje supera quase todos na análise, na abordagem espantosa que com facilidade faz de temas da actualidade.
Mas sobretudo o que me conforta saber é que meu irmão prossegue, cultiva o bem como único sentido de vida.
E que lembra alguém tão bom que iluminou as mossas vidas para sempre, e que tu representas tão bem como neto, o nosso avô Chaves.
Daí que meu bom António traga à memória da nossa gente a tua enorme e rica personalidade que se enquadra tão bem na enorme riqueza da nossa linda paisagem humana nisense, em cujo quadro ficas tão bem e tenho a honra e o dever de  te colocar em natural lugar de destaque.
Por tudo o que te devo, mas sobretudo por me teres ensinado a olhar, a amar , a servir , razão fundamental  das nossas vidas, mas antes de tudo pelas tuas próprias e  excepcionais qualidades de carácter e de ser humano.
Abraços do João
João Castanho