15.1.13

ALPALHÃO: Inauguração do Centro Cultural


Em Alpalhão (Nisa), ocorrerá no próximo dia 19 de janeiro (sábado), às 15 horas, a inauguração do Centro Cultural Professor José Maria Moura.
Com a concretização do Centro Cultural, Alpalhão disporá de um pólo de dinamização social e cultural. Pretende-se que este complexo seja um complemento à escola (situada no terreno adjacente), dando desta forma cumprimento às novas exigências curriculares do ensino básico, em paralelo constituir-se-á também como um equipamento de apoio à população, proporcionando um acesso otimizado à cultura e ao lazer.
As instalações contemplam uma sala polivalente, um espaço de exposições, biblioteca, espaço Internet, zonas técnicas e administrativas, um refeitório, cozinha e instalações sanitárias.
O projeto do Centro Cultural foi elaborado pelo gabinete “Inplenitus, Arquitectura e Soluções, Lda” e a obra executada por “ Constrope-Construções S.A./Gigabeira – Instalações Especiais, Lda”. Para financiamento da obra foi feita uma candidatura ao QREN / INALENTEJO. O financiamento elegível teve o valor de €1095129,36, e a comparticipação de fundos comunitários foi de 80%.
A edificação de um espaço cultural, lúdico e educativo em Alpalhão foi uma proposta do professor José Maria Pinheiro Moura. O professor Moura destacou-se como atleta, como técnico e dirigente desportivo, como professor, como o autarca, como cidadão, … como ser humano autêntico! Presenteou todos os que tiveram o privilégio de o conhecer com uma alegria contagiosa, usando a sua capacidade de comunicação, bom senso, ponderação e pró-atividade em prol do desenvolvimento de Alpalhão e do concelho de Nisa. Com a atribuição do nome de José Maria Moura ao Centro Cultural de Alpalhão pretende-se homenagear a sua memória e o seu papel relevante como Presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, membro da Câmara e da Assembleia Municipal de Nisa e como cidadão.
Fonte: CM Nisa